Destaques da edição 871

PorExpresso das Ilhas,8 ago 2018 0:12

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com José Maria Neves: “Posso ser candidato a Presidente da República”.

Foi Primeiro-Ministro durante 15 anos, saiu do poder em 2016 mas nunca deixou de estar no centro do debate político. De passagem por Tenerife, onde participou numa conferência sobre os oito anos da Cimeira de Mindelo, José Maria Neves falou em exclusivo ao Expresso das Ilhas e à Rádio Morabeza. Está tudo nestas páginas: TACV, evacuações médicas, SOFA, liderança do PAICV e a “provável” candidatura presidencial.

Também neste número, Carlos Vasconcelos aposta na diversificação da economia de São Lourenço dos Órgãos. Assinala-se esta sexta-feira, 10 de Agosto, o 13º aniversário da criação do município de São Lourenço dos Órgãos. Para o edil Carlos Vasconcelos este acto administrativo trouxe ganhos aos laurentinos, mas o concelho essencialmente rural continua a ser um dos mais pobres de Cabo Verde cujos recursos financeiros incluindo o Fundo de Apoio Municipal não consegue cobrir as despesas da folha salarial da autarquia. Entretanto, o presidente da Câmara Municipal perspectiva um futuro mais risonho para o concelho suportado pelo turismo rural, pela agroindústria e pelo empreendedorismo.

Aleitamento Materno Exclusivo: Por que razão 70% das mães não conseguem? De 1 a 7 de Agosto celebra-se a nível mundial a Semana Mundial do Aleitamento Materno durante a qual se relembram as recomendações da Organização Mundial da Saúde quanto à amamentação como fonte exclusiva de alimento da criança até aos seis meses de idade. Cabo Verde é um dos países que faz eco destas directrizes, mas onde apenas 30,5% das mães as conseguem cumprir. Vozes da sociedade civil defendem que a solução para melhoria destes indicadores deve passar pelo aumento da licença de maternidade e o grupo que vem promovendo uma petição pública nesse sentido conseguiu recentemente fazer chegar o dossiê ao Conselho de Ministros tendo como resultado a decisão de um estudo de viabilidade dos impactos do alargamento da licença de maternidade/paternidade, a ser conduzido pelo INPS.

Grogue: Há utilização de lixivias na produção, avisa IGAE. Alambiques ilegais, utilização de lixivia, produção de aguardente usando açúcares e falta de condições sanitárias de produção podem colocar em causa a saúde pública e o estabelecimento do grogue como um produto exportável e de divulgação do nome do país. Mais de metade da produção não pode usar a designação grogue, diz a IGAE.

Na cultura, Zé Delgado: “Sou eu nas minhas músicas”. O cantor e compositor prepara o novo álbum que estará no mercado ainda este ano. O cantor já lançou dois singles que farão parte deste disco, “Consciência” e “Gripe D`Amor”.

No interior, a opinião de César Monteiro, que continua a escrever sobre o colorido e musicalidade na pintura impressionista de David Lima; e de Arsénio de Pina, Como fiz o que pude como João Semana nas ilhas cabo-verdianas (parte 2).

Autoria:Expresso das Ilhas,8 ago 2018 0:12

Editado porDulcina Mendes  em  8 ago 2018 15:44