Destaques da edição 876

PorExpresso das Ilhas,12 set 2018 0:01

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao mau tempo e aos danos por todo o país. Foram dias de chuva, vento, muito vento, mar agitado com ondas poucas vezes vistas em Cabo Verde. Agitação marítima destruiu a orla costeira da Cidade Velha.

Também neste número, Daniel dos Santos autor de “Amílcar Cabral – Um outro olhar”: Cabo Verde precisa libertar-se dos libertadores. Amílcar Cabral nasceu, faz esta quarta-feira, há 94 anos. Figura marcante da luta pela independência e do nacionalismo guineense e cabo-verdiano, o fundador do PAIGC acabou por ser assassinado por elementos do próprio partido e passou a ter o estatuto de lenda, com o mito a confundir-se com a realidade e muitas vezes a ultrapassá-la. Daniel dos Santos, professor universitário, politólogo e investigador é o autor do último livro sobre o político natural de Bafatá: “Amílcar Cabral – Um outro olhar”, uma obra de investigação escrita ao longo de vários anos e lançada em 2014 e que procura desfazer as alegorias e fazer conhecer o homem, com os defeitos e as virtudes. É desse Amílcar Cabral que falamos nesta entrevista ao Expresso das Ilhas.

Morreu Helena Lopes da Silva, a cirurgiã-militante de uma sociedade mais justa. Helena Lopes da Silva faleceu em Lisboa no passado sábado, aos 69 anos de idade e após uma vida de altruísmo, dedicada, acima de tudo, à defesa da dignidade humana. De todo Cabo Verde e Portugal, países que se cruzam nas lutas desta mulher impar, surgiram centenas de votos de pesar e sentidas homenagens que mostram a dimensão da sua perda.

Crianças em situação de rua em São Vicente: “Há mais técnicos sociais do que crianças de rua”. Situação agrava-se. Aldeias SOS pedem respostas articuladas e estranham que o problema ainda não tenha sido resolvido.

No interior, a opinião de Américo Medina, A TSA, a AAC e os Vizinhos que nos apoquentam; de Eurídice Monteiro, O dia que mudou o mundo; e de Adriana Carvalho, O segredo é acreditar que podemos.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 set 2018 0:01

Editado porDulcina Mendes  em  4 jun 2019 23:22