Destaques da edição 900

PorExpresso das Ilhas,27 fev 2019 0:38

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao Mayor de Boston. Numa entrevista exclusiva ao Expresso das Ilhas, Martin Walsh diz que: “Os EUA precisam da imigração para continuar a crescer”.

Martin Walsh é mayor de Boston há seis anos e meio. De visita a Cabo Verde garante que as relações entre a Praia e a sua cidade estão “muito próximas” e que a comunidade cabo-verdiana ali residente está bem integrada. Para continuarem a crescer, garante Walsh, os EUA precisam de continuar de braços abertos aos cidadãos estrangeiros.

Também neste número, Mindelo prepara-se para o Carnaval. Nas ruas do centro histórico, as bancadas já começaram a ser montadas. Nos estaleiros, não há tempo para descansar. Nos polivalentes, ensaia-se a pensar na Rua de Lisboa. A poucos dias do Carnaval, São Vicente já está em festa. Mas espreitamos também a festa do Rei Momo na capital: Do Bididó aos Mandingas. Carnaval da Praia cresce e aparece. Há alguns anos que o carnaval na cidade da Praia está em franco crescimento. Dos desfiles esporádicos e desorganizados dos primeiros anos da independência aos dias de hoje há uma notória evolução da festa que começou por ser uma vontade popular de brincar o carnaval e hoje consegue milhares de contos em financiamento.

Descida da criminalidade? Número de ocorrências registadas na PN diminui pelo 3.º ano consecutivo. A Polícia Nacional registou, em 2018, menos 4127 ocorrências do que no ano transacto o que corresponde a uma queda de 18,5%. Os dados foram apresentados durante a abertura do XIII Conselho de Comandos que decorreu nos dias 25 e 26 de Fevereiro, na Praia.

Parlamento: Situação social em debate. Debate mensal com o primeiro-ministro tem como tema a situação social e ambiental em Cabo Verde. Em antevisão ao debate parlamentar o PAICV afirma que as desigualdades sociais têm aumentado em Cabo Verde e a UCID proponente do tema diz que a situação social em Cabo Verde é crítica. Já o MpD contrapõe, apontando os ganhos alcançados nestes dois sectores. Num post publicado na sua página do Facebook, o engenheiro estatístico Francisco Tavares  traça um retrato demográfico-social do município que em muitos aspectos é comum a de outros concelhos do país. O ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago reconhece que a nível nacional a evolução recente do mercado de trabalho sinaliza o impacto das opções e das políticas públicas do governo, mas aponta que em matéria de emprego Santa Catarina vai em contra-mão.

SOCIAVE: Certificação abriu o mercado das grandes cadeias hoteleiras. A empresa avícula de São Vicente obteve há um ano a certificação ISO 22000. Há uma semana, uma auditoria internacional, obrigatória anualmente, renovou a licença. Hoje, metade da produção de ovos e frangos é vendida para os hotéis do Sal. Com o novo desenho de transportes marítimos inter-ilhas, o empresário João Santos acredita que em breve vai também começar a vender para a Boa Vista.

Exportação de bens: Só a complexidade permite o crescimento económico. Os dados provisórios de 2018 mostram que Cabo Verde exportou mais 44,3 por cento de bens no ano passado, quando comparado com 2017. Mas isso não significa automaticamente que a economia está a passar por um período positivo. Até porque, tal como nos anos anteriores, os produtos vendidos para o exterior são de baixa complexidade, logo, menos capazes de provocarem alterações significativas no desenvolvimento económico e na qualidade de vida do país.

No interior, a opinião de José Almada Dias, a segunda parte de Islândia, uma história de bons exemplos para Cabo Verde e para o mundo; de Wladimir Brito, É urgente repensar o modo de fiscalização da conduta dos juízes e o processo de punição; e de Adriana Carvalho, Histórias da educação na literatura.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 fev 2019 0:38

Editado porAntónio Monteiro  em  18 nov 2019 23:21