Destaques da edição 901

PorExpresso das Ilhas,5 mar 2019 0:02

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à TACV: Privatização para operacionalizar hub do Sal. O novo CEO da Cabo Verde Airlines mostrou-se confiante quanto ao futuro da empresa.

"Penso que, como em qualquer negociação, há uma situação win-win para as partes envolvidas. Penso que para Cabo Verde há a possibilidade de construir um hub internacional que pode ser um modelo para toda a África Ocidental e que ligue quatro continentes. Vemos um grande potencial de crescimento", disse Jens Bjarneson.

Também neste número, a entrevista com Filomena Martins: “Não importam as leis, se a sua implementação, seguimento e avaliação não forem feitos”. Com uma candidatura que teve como mote acabar com o silêncio das mulheres e a ausência feminina em diferentes esferas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da África Ocidental, Filomena Martins foi eleita, no final do ano passado, presidente da rede de Mulheres Parlamentares da CEDEAO (ECOFEPA, da sigla em inglês). Por ocasião do dia Internacional da Mulher, a deputada cabo-verdiana fala da situação da Mulher na Região mas também em Cabo Verde, numa conversa que vai alternando o olhar entre lá e cá e que passa incontornavelmente, por outros assuntos da Comunidade, seus desafios e progressos.

Com cuscuz e mel, crianças aprendem sobre Cinzas e tradição. De 25 de Fevereiro a 04 de Março mais de 800 crianças passaram pela propriedade de Antonino Marques, em São Lourenço dos Órgãos, para aquela que já é uma tradição com quase dez anos de existência: a degustação de cuscuz e mel, típica desta época do ano em que se celebra a festa de Cinzas. São dezenas de litros de mel que deliciam os pequenos, ao mesmo tempo que se lhes ensina usos e costumes da sua ilha.

Jorge Carlos Fonseca: A política sempre me inspirou na criação literária. “A sedutora tinta das minhas noutes” é o novo livro de Jorge Carlos Fonseca, uma selecta de textos poéticos – uns inéditos, outros de livros anteriores do autor – que coube ao também poeta, e Prémio Camões 2009, Arménio Vieira. Décima publicação da colecção poética Rose is a rose is a rose, da Rosa de Porcelana Editora, “A sedutora tinta das minhas noutes” traz ainda textos de fortuna crítica sobre o conjunto da obra poética deste que é um dos cultores da poesia surrealista na literatura cabo-verdiana.

Ainda neste número, o Carnaval de Cabo Verde em imagens.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Eleições na Guiné-Bissau; de Gil Évora, Privatização da Cabo Verde Airlines: O que a comunicação social não disse; e de Manuel Brito-Semedo, 75 Anos da Certeza – Fôlha da Academia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 mar 2019 0:02

Editado porrendy santos  em  24 nov 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.