Edição 1097

PorExpresso das Ilhas,7 dez 2022 0:00

Manchete, na edição desta semana, para a entrevista com o Director Geral da Bestfly Cabo Verde.

No dia em que se assinala mais um Dia Internacional da Aviação Civil, o Director Geral da Bestfly Cabo Verde, Américo Borges, fala sobre o sector em Cabo Verde. O que existe, o que precisa de mudar e o que pode ser melhorado são alguns dos assuntos desta conversa com o Expresso das Ilhas. Américo Barbosa não quer que sejam atribuídas culpas a ninguém no processo de certificação do Embraer e diz que o plano da empresa pode levar a aeronave a ser registada noutro país.

Também em destaque a conversa com Olavo Correia sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2022-2026.

O PEDS II está em fase de conclusão e estará fechado até ao final do mês. Estrutura-se em 4 pilares – Economia, Ambiente, Social e Soberania – por onde se dividem 28 programas e cerca de 150 indicadores que traduzem os efeitos do plano, ou seja, o atingir de cada um dos objetivos do programa. Cabo Verde vive actualmente uma tripla crise – para além do choque associado às questões climáticas, com 4 anos consecutivos de seca, e da crise pandémica, o país é confrontado com a crise da guerra na Ucrânia e a consequente alta generalizada dos preços dos combustíveis e dos produtos alimentares. Mas como explica o Ministro das Finanças ao Expresso das Ilhas, este período de incertezas é conjuntural, e além de aliviar os efeitos destas crises interessa também promover a retoma económica, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Como sublinha Olavo Correia, o PEDS II operacionaliza o programa do Governo e é assim o instrumento do Estado para impulsionar mudanças e acelerar o progresso.

Chamada de primeira página para os 15 anos de Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia.

Cinco navios, de quatro marinhas europeias, estão aportados em Cabo Verde, marcando com a sua presença e actividades a bordo o apoio da UE no âmbito da segurança marítima. Um apoio muito assente nas Presenças Marítimas Coordenadas (PMC) da UE no Golfo da Guiné, projecto lançado em 2021, entretanto prorrogado, e que foi o tema de uma conferência realizada ontem, dia 6 de Dezembro.

Na Cultura damos destaque ao cinema em Cabo Verde.

O conceituado cineasta Abderrahmane Sissako está de passagem este mês por São Vicente e Santo Antão para rodar “A colina perfumada”. O novo filme, que sucede a “Timbuktu” (nomeado para o Óscar de melhor filme em língua estrangeira em 2015), conta com produção executiva em Cabo Verde de Natasha Craveiro, da Korikaxoru Films, Lda.

Já no Desporto falamos sobre o VI Campeonato Nacional de Xadrez que, pela primeira vez, se vai realizar na Cidade da Praia.

Começa hoje, dia 7 de Dezembro e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 11, a Fase Final do VI Campeonato Nacional Individual Absoluto de xadrez, a prova máxima da modalidade, em Cabo Verde.

Destaque ainda para os texto de opinião de Amílcar Spencer Lopes com 'Direitos Humanos e Defesa do Património Cultural' e de José da Graça com 'As dinâmicas na política internacional, atualmente uma guerra que não é apenas dos russos e dos ucranianos'

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 dez 2022 0:00

Editado porClaudia Sofia Mota  em  29 ago 2023 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.