Se as notícias do fecho de fábricas e de lojas tem sido recorrentes, há afinal um possível efeito positivo em todo este processo. Segundo estudos recentes, o planeta Terra pode vir a beneficiar desta catástrofe. As emissões de CO2 diminuíram 25% na China.
A China é, há muitos anos, um dos maiores poluidores do planeta. Com as suas muitas fábricas, este país despeja para a atmosfera gases que são prejudiciais para as pessoas e para o próprio planeta.
Os índices de poluição não parecem diminuir, mesmo com todos os esforços feitos a vários níveis. Agora, e segundo um estudo da CarbonBrief, o Coronavírus pode estar a ter um efeito positivo nesta poluição.
Do que é revelado, desde que o surto de Coronavírus se abateu sobre a China, este país reduziu em 25% as emissões de CO2. Esta redução resulta de factores como o fecho de fábricas ou da diminuição de voos domésticos.
Toda esta mudança de hábitos, ainda que forçada, resultou numa redução de 100 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. A nível global, este valor acaba por resultar numa redução de 6% nas emissões a nível planetário.
Outro ponto positivo está igualmente noutros poluentes que deixam de ir para a atmosfera do planeta. Neste mesmo período registou-se uma redução nos níveis de NO2, dióxido de nitrogénio. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 39%.
Este é um efeito que não se esperava de um problema deste nível. Agora que chegou em força à Europa, o Coronavírus deverá continuar a causar problemas, como já fez na China e noutros países. É um resultado decerto positivo, ainda que resulte de um grande problema de saúde pública.