A nave, sem tripulação, era um modelo conhecido como Starship, com quase 50 metros de comprimento e capacidade para transportar até 100 toneladas de carga.
O foguetão foi lançado da base da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas, e ascendeu cerca de 10 quilómetros, antes de regressar ao ponto de partida, onde aterrou, incendiando-se no entanto minutos depois, após uma enorme explosão.
No momento em que o protótipo aterrou, inicialmente sem problemas, o proprietário da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, congratulou-se com o aparente sucesso dos testes.
"A Starship SN10 aterrou inteira!", escreveu na rede social Twitter.
Alguns minutos mais tarde, no entanto, o engenho explodiu.
Dois protótipos anteriores tiveram a mesma sorte no momento da aterragem, em Dezembro de 2020 e no início de Fevereiro.
É a bordo de um destes foguetões, quando estiverem operacionais, que o milionário japonês Yusaku Maezawa deverá viajar à volta da Lua.
Na quarta-feira, o milionário japonês, conhecido pelos gestos excêntricos, prometeu oito passagens para pessoas do mundo inteiro na viagem de turismo espacial, prevista para 2023.
O empresário japonês, fundador da ZozoTown (uma plataforma de vendas 'online' de artigos de moda, a maior do Japão), foi o primeiro cliente privado a reservar um lugar no voo operado pela empresa aeroespacial SpaceX, fundada pelo também milionário Elon Musk, por um montante não divulgado.