De acordo com os resultados do novo estudo, publicados no European Heart Journal – Digital Health, para ter um coração saudável o ideal é dormir cedo – mas não muito cedo. Os autores apontam que adormecer entre as 22 e 23 horas ajuda a ter um menor risco de desenvolver doenças cardíacas.
Durante a pesquisa, descobriu-se que, em comparação com os indivíduos que adormeciam no horário aconselhado, quem adormecia por volta da meia-noite, ou mais tarde, tinha um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares – sendo esse risco 25% mais alto. Percebeu-se ainda que a incidência sobe em 12% no caso das pessoas que adormecem entre as entre as 23 e 24 horas.
“O nosso estudo indica que a hora ideal para ir dormir é num ponto específico no ciclo de 24 horas do corpo, pois os desvios podem ser prejudiciais à saúde. A hora mais arriscada é depois da meia-noite, porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que não é bom para o relógio biológico”, explicou David Plans, autor do estudo, em comunicado.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1042 de 17 de Novembro de 2021.