Estudo indica qual o melhor horário para ir dormir e evitar doenças cardíacas

PorExpresso das Ilhas,21 nov 2021 13:09

O risco de desenvolver doenças cardíacas é um receio que atormenta muitas pessoas ao mesmo tempo que vão envelhecendo. Como prevenção, há vários hábitos que podem ser adquiridos. Agora, um novo estudo revela que dormir cedo pode ajudar a retardar o aparecimento deste tipo de problemas.

De acordo com os resultados do novo estudo, publicados no European Heart Journal – Digital Health, para ter um coração saudável o ideal é dormir cedo – mas não muito cedo. Os autores apontam que adormecer entre as 22 e 23 horas ajuda a ter um menor risco de desenvolver doenças cardíacas.

Durante a pesquisa, descobriu-se que, em comparação com os indivíduos que adormeciam no horário aconselhado, quem adormecia por volta da meia-noite, ou mais tarde, tinha um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares – sendo esse risco 25% mais alto. Percebeu-se ainda que a incidência sobe em 12% no caso das pessoas que adormecem entre as entre as 23 e 24 horas.

“O nosso estudo indica que a hora ideal para ir dormir é num ponto específico no ciclo de 24 horas do corpo, pois os desvios podem ser prejudiciais à saúde. A hora mais arriscada é depois da meia-noite, porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que não é bom para o relógio biológico”, explicou David Plans, autor do estudo, em comunicado.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1042 de 17 de Novembro de 2021.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 nov 2021 13:09

Editado pormaria Fortes  em  21 nov 2021 13:09

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.