Mais uma vez adiado lançamento do telescópio espacial James Webb

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 dez 2021 9:30

O lançamento do telescópio espacial James Webb voltou novamente a ser adiado, desta feita para sábado, dia de Natal, devido ao mau tempo na base europeia de Kourou, na Guiana Francesa.

O lançamento estava previsto para hoje, às 11:20 (hora Cabo Verde), mas foi adiado para o dia seguinte, entre as 11:20 e as 11:52, devido às "condições meteorológicas adversas" na base de Kourou, indicou em comunicado a Agência Espacial Europeia (ESA).

Dependente de uma nova previsão meteorológica, a data de lançamento do James Webb será confirmada hoje à noite, adiantou a ESA.

O telescópio será lançado a bordo de um foguetão de fabrico europeu Ariane 5.

Há uma semana, mas devido a um problema de comunicação entre o telescópio e o sistema do foguetão, o lançamento do novo telescópio, o maior e o mais potente alguma vez enviado para o espaço, tinha sido adiado dois dias, para a véspera de Natal.

O envio do James Webb para o espaço tem sido sucessivamente adiado, ano após ano.

O telescópio, que resulta de uma colaboração entre a ESA e as congéneres norte-americana (NASA), que lidera o projeto, e canadiana (CSA), começou a ser desenvolvido há mais de 30 anos.

Os astrónomos esperam com o telescópio, que deve o seu nome a um antigo dirigente da NASA, obter mais dados sobre os primórdios do Universo, incluindo o nascimento das primeiras galáxias e estrelas.

O novo telescópio é apontado como o sucessor do Hubble, em órbita há 31 anos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 dez 2021 9:30

Editado porAndre Amaral  em  22 set 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.