Más notícias para os mais altos. Há maior risco de ter estas doenças

PorExpresso das Ilhas,12 jun 2022 8:06

Um grande estudo confirmou a hipótese de pesquisas anteriores e notou uma correlação entre uma maior altura e um risco superior de se desenvolver algumas doenças.

Chegar aos armários mais altos ou poder ver bem um concerto por cima da multidão são duas das vantagens, mas ser alto também implica coisas menos boas.

Um novo estudo publicado na PLOS Genetics, citado pelo site zap.aeiou.pt, descobriu associações entre ser alto e várias doenças, através de uma comparação entre a altura e a presença de mais de 1000 características em mais de 280 mil adultos norte-americanos.

Este estudo vem juntar-se a pesquisas anteriores que associaram as pessoas mais altas a um risco superior de uma variedade de cancros e de condições como embolismos pulmonares e aortas rompidas.

A investigação acrescentou mais algumas doenças à lista que já era conhecida e concluiu que ser mais alto tem uma correlação com mais de 100 doenças, incluindo neuropatia periférica, úlceras de membros inferiores, insuficiência venosa crónica e infeções na pele e nos ossos.

O que ainda não se sabe é se estes problemas de saúde são mais causados especificamente pela altura superior ou se são um resultado de condições ambientais e socio-económicas que, por sua vez, determinam a nossa estatura.

A análise também usou dados genéticos associados aos registos clínicos de mais de 200 mil adultos brancos e de 50 mil adultos negros do programa de veteranos dos Estados Unidos, revela o Science Alert.

A equipa usou um método que relaciona os genes com funções conhecidas na presença de doenças e tentou criar correspondências entre milhares de variações genéticas que influenciam a altura de alguém.

Mas, segundo a mesma fonte, nem tudo são más notícias, já que as pessoas mais altas têm um risco menor de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, a hiperlipidemia e as doenças coronárias.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1071 de 8 de Junho de 2022.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 jun 2022 8:06

Editado porA Redacção  em  12 jun 2022 8:06

pub.
pub.
pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.