A acompanhar esta lista, que está para a dos melhores locais assim como os Razzies estão para os Óscares, a CNN apresenta também os motivos porque devem os viajantes manter-se longe destes destinos. São razões que vão da animosidade da população, a questões ambientais, passando pelas filas impossíveis e necessidade de protecção desses mesmos locais.
Os piores lugares para visitar são:
1 - Ilha de Skye, Escócia
Motivo: os residentes não gostam muito de turistas. Queixam-se que são barulhentos e que urinam em todo o lado.
2 - Barcelona, Espanha
Motivo: no ano passado foi notícia a onda anti-turistas que invadiu a capital catalã. Graffitis anti-turismo estão aliás espalhados pela cidade e os residentes queixam-se que o turismo tem tornado as rendas incomportáveis.
3 - Dubrovnik, Croácia
Motivo: A pequena cidade croata tornou-se um destino da moda após ter sido cenário de várias cenas na popular série “Guerra dos Tronos”. Contudo, a sobrelotação levou a UNESCO a ameaçar retirar-lhe o estatuto de Património Mundial, pelo que o número de turistas está a ser controlado.
4 - Veneza, Itália
Motivo: Mais uma vez a sobrelotação. Veneza é desde há muito um dos destinos mais requisitados do mundo. Por ano a cidade recebe a exorbitância de 30 milhões de turistas. A população está descontente e o turismo está inclusive a por em causa as próprias estruturas da cidade dos canais.
5 - Santorini, Grécia
Motivo: Outro popular destino, sobrelotado. A Câmara Municipal está preocupada que a ilha perca o seu charme com o turismo massivo dos últimos anos.
6 - Butão
Motivo: Apesar de ainda não ter o número exorbitante de turistas dos locais anteriores, teme-se que sofra um impacto ambiental nocivo. É cobrada uma quota aos turistas.
7 - Taj Mahal, Agra, Índia
Motivo: Mais um ex-libris do turismo mundial. Diz a CNN que devido ao número exagerado de turistas a experiência é caótica. Além disso, o próprio mausoléu está a degradar-se devido às enchentes de turistas.
8 - Monte Evereste, Nepal
Motivo: a CNN aponta neste caso as múltiplas restrições à subida da montanha: cegos, amputados, alpinistas sozinhos.
9 - Machu Pichu, Peru
Mais uma vez o excesso de afluência é a causa da sua entrada nesta lista. Segundo diz a CNN, o número de visitantes é o dobro do aconselhado pela UNESCO e estão a ser tomadas medidas para para o diminuir.
10 - Ilhas Galápagos, Equador
Motivo: com um ecossistema muito rico, mas frágil, é preciso que o número de visitantes se mantenha baixo. Por isso, também aqui, os turistas não são bem vistos.
11 - Cinque Terre, Itália
Motivos: os habitantes queixam-se de que os turistas não gastam dinheiros quando visitam o local. Além disso, a afluência tem aumentado os deslizamentos de terra. Por isso, a receptividade não é boa.
12 - Antártida
Motivo: Mais um local que está na lista devido ao impacto ambiental provocado pelos turistas.
Na ponta oposta está a lista dos destinos a conhecer em 2018 onde figura Cabo Verde.
Sobre o arquipélago, os jornalistas da CNN Travel elogiam, a experiência de viagem que resulta da mistura entre influências brasileiras, africanas e ibéricas, “num lugar abençoado com um cenário e clima incríveis”.