Beber café 30 minutos antes do exercício aumenta queima de calorias

PorExpresso das Ilhas,5 abr 2021 10:14

1

Segundo um novo estudo espanhol, ingerir uma chávena de café meia hora antes da prática de exercício físico, eleva significativamente a queima de gordura, reporta um artigo divulgado na revista Galileu.

O estudo, que foi publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition , realizado por investigadores da Universidade de Granada (UGR) diz que ingerir uma chávena de café, aproximadamente 3mg/kg de cafeína, o equivalente a uma dose forte, meia hora previamente à prática de exercício físico aumenta a queima de calorias.

A pesquisa calculou a oxidação de gordura em testes aeróbicos que incluíram quinze homens, com uma idade mediana de 32 anos.

Antes de cada exercício, explica a Galileu, praticado quatro vezes em intervalos de sete dias, os voluntários consumiram 3mg/kg de cafeína ou um placebo, em dois horários diferentes, nomeadamente: às 8h e às 17h. Entretanto, factores como, por exemplo, o tempo decorrido desde a última refeição e actividade física, foram padronizados com precisão entre o grupo.

Os testes incluíam pedalar à velocidade de 50W durante três minutos, mantendo um ritmo entre 60-100 rpm – correspondendo a um "protocolo de aquecimento", assim denominado pelos investigadores.

Acréscimos subsequentes de 25W, a cada três minutos, foram administrados sobre a carga de esforço dos voluntários. De seguida, podiam descansar por cinco minutos e beber água, antes de começarem mais uma vez uma actividade de esforço progressivo.

De acordo com a revista Galileu, os dados apurados reiteram o poder da cafeína como uma das substâncias mais eficazes para melhorar a performance desportiva.

Sem ter em conta a hora do dia, a ingestão da substância incrementou notavelmente a taxa máxima de oxidação de gordura (MFO) durante o exercício. Comparativamente ao turno matinal, o desempenho revelou ser ainda maior durante a tarde: 10,7% versus 29%, respectivamente.

Adicionalmente, o composto químico provocou uma subida das taxas de Fatmax, isto é a intensidade de exercício que causa oxidação máxima de gordura e VO2max, o volume máximo de oxigénio granjeado pelo corpo na atmosfera e transportado para os músculos.

"A combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios em intensidade moderada no período da tarde parece ser o melhor cenário para indivíduos que buscam aumentar a quantidade de gordura queimada durante o actividade aeróbica contínua", escreveram os autores do estudo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 abr 2021 10:14

Editado porAndre Amaral  em  6 abr 2021 8:33

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.