Segundo o portal Consumer Reports, especialistas em segurança alimentar afirmam que as tábuas de madeira são mais propícias a armazenar bactérias, como salmonela. A cada corte que faz podem depois ser transmitidas para os alimentos.
Contudo, o uso adequado faz com que possa utilizar as duas em segurança. Uma das principais regras é não contaminar, ou seja, ter uma para cada tipo de alimentos. "Tenha uma tábua para corte de carne crua, peixe e aves” alerta Sana Mujahid, especialista em segurança alimentar.
“Tenha outra separada para alimentos prontos a comer, como pão, frutas e legumes. Isso irá evitar a contaminação cruzada”, continua. Limpar é outra das ações primordiais em todo o processo. Mesmo que corte apenas um pedaço de pão é importante que a lave em seguida.
As tábuas de plástico podem ir à máquina. No caso das de madeira o melhor é serem tratadas com um produto adequado. Não as guarde em zonas húmidas, tudo para evitar o crescimento de bactérias.
Assim que vir arranhões profundos, tanto na madeira como no plástico, é sinal que deve trocar de tábua. “As ranhuras só vão fazer com que as bactérias se prendam mais facilmente. O melhor é substituir quando estiverem muito marcadas”, explica Sana Mujahid.