Novo Hyundai Sonata estreia inédito tejadilho capaz de captar energia solar

PorExpresso das Ilhas,6 ago 2019 9:46

Com uma exposição de seis horas ao dia, painel solar promete gerar 1.300 km de autonomia extra por ano à bateria eléctrica do Sonata

A nova geração do Hyundai Sonata estreia na sua versão híbrida um tejadilho solar dotado de um painel para captação de energia solar. A tecnologia será disponibilizada, em princípio, a consumidores da Coreia do Sul e da América do Norte.

Além do painel solar, será instalado um controlador de voltagem que converterá a energia do sol em energia eléctrica utilizável para o veículo.

De acordo com a Hyundai, a nova tecnologia deve recuperar por dia entre 30% e 60% da bateria do híbrido.

Caso o sedã fique exposto ao sol por seis horas ao dia, o painel solar gerará uma autonomia extra de cerca de 1.300 quilómetros ao ano. Parece muito, mas o número equivale a uma média diária de apenas 3,53 km.

O primeiro modelo da marca a disponibilizar esse tipo de tecnologia será equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina que gera 152 cv.

Além do motor a combustão, uma unidade eléctrica fornecerá ao veículo outros 52 cv, dando ao novo Sonata uma potência combinada de 195 cv que é transmitida por uma caixa automática de seis velocidades.

A Hyundai ainda prometeu que o híbrido será capaz de alcançar um consumo de 4l/100km.

As vendas, no entanto, estão, para já, limitadas à Coreia do Sul e aos EUA desconhecendo-se quando ou se a marca apresentará este modelo noutros mercados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,6 ago 2019 9:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 out 2019 23:22

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.