A nova geração do Hyundai Sonata estreia na sua versão híbrida um tejadilho solar dotado de um painel para captação de energia solar. A tecnologia será disponibilizada, em princípio, a consumidores da Coreia do Sul e da América do Norte.
Além do painel solar, será instalado um controlador de voltagem que converterá a energia do sol em energia eléctrica utilizável para o veículo.
De acordo com a Hyundai, a nova tecnologia deve recuperar por dia entre 30% e 60% da bateria do híbrido.
Caso o sedã fique exposto ao sol por seis horas ao dia, o painel solar gerará uma autonomia extra de cerca de 1.300 quilómetros ao ano. Parece muito, mas o número equivale a uma média diária de apenas 3,53 km.
O primeiro modelo da marca a disponibilizar esse tipo de tecnologia será equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina que gera 152 cv.
Além do motor a combustão, uma unidade eléctrica fornecerá ao veículo outros 52 cv, dando ao novo Sonata uma potência combinada de 195 cv que é transmitida por uma caixa automática de seis velocidades.
A Hyundai ainda prometeu que o híbrido será capaz de alcançar um consumo de 4l/100km.
As vendas, no entanto, estão, para já, limitadas à Coreia do Sul e aos EUA desconhecendo-se quando ou se a marca apresentará este modelo noutros mercados.