Nações Unidas apelam ao exército sul-sudanês que respeite os direitos das crianças

PorONU News,15 dez 2017 8:33

As Nações Unidas apelaram esta quinta-feira aos oficiais superiores das Forças Armadas do Sudão do Sul a respeitarem os direitos das crianças, para que o país seja retirado da lista das nações que recrutam e usam crianças-soldado.

Segundo a responsável de Protecção à Criança na Missão da ONU no Sudão do Sul, Unmiss, Nora Pendaeli, o Exército Popular de Libertação do Sudão consta de um relatório da ONU por alegadas infracções graves contra crianças.

Pendaeli falava numa acção de formação de dois dias a 54 oficiais que ocupam altos cargos Exército sul-sudanês, entre os quais brigadeiros, majores-generais, tenentes e capitães.

A responsável lembrou que o documento da ONU cita o Exército por acções como "mutilar, estuprar, recrutar e usar crianças nas forças armadas, bem como de atacar escolas, hospitais e locais de culto".

Pendaeli disse que as crianças sul-sudanesas são especialmente vulneráveis durante os conflitos armados porque são "fáceis de manipular, por ser muito obedientes aos seus protectores e terem muitas necessidades como comida e abrigo".

Segundo a funcionária da agência, muitas crianças "estão sob controlo dos que detém armas porque o conflito no país afastou-as dos familiares e das comunidades". Por isso, todos os envolvidos no conflito devem entender qual é o papel e responsabilidade que têm na protecção das crianças.

Na ocasião, o assessor de segurança do governador da região de Yei, Muki Batali Buli, disse que "a cultura de matar e mutilar crianças, incluindo estupro, não é típica das disputas inter-clãs do Sul do Sudão".

Por seu turno, o chefe da unidade de protecção infantil no exército, o brigadeiro Khamis Edward, disse que o exército sul-sudanês estava prestes a ser declarado livre de crianças se não fosse o início da guerra civil em Dezembro de 2013.

Edward afirmou que as Forças Armadas pretendem "limpar a sua imagem diante da comunidade internacional" e garantiu que todas as crianças serão removidas das fileiras e ajudadas a começar uma nova vida.

O brigadeiro disse que o dever do exército é defender a Constituição do país, bem como seus cidadãos e suas propriedades, mas isso " exige que o verdadeiro patriotismo seja alcançado".

Já o responsável dos Direitos Humanos da Missão da Unmiss, Anthony Nwapa, assinalou que o interesse das Forças Armadas é proteger o futuro do país e que o futuro do Sudão do Sul pertence às crianças.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:ONU News,15 dez 2017 8:33

Editado porPaulo Querido  em  19 nov 2018 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.