Presidente de Itália dissolve Parlamento

PorExpresso das Ilhas, Lusa,28 dez 2017 21:30

Sergio Mattarell
Sergio Mattarell

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, anunciou hoje a dissolução do Parlamento italiano, o que abre caminho à convocação de novas eleições legislativas no país.

A decisão foi comunicada após reuniões entre Mattarella e o primeiro-ministro, Paolo Gentiloni, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e do Senado, Pietro Grasso.

O chefe de Estado italiano "assinou o decreto de dissolução do Senado e da Câmara dos Deputados", indicou a presidência italiana em comunicado.

O anúncio da presidência lança oficialmente a campanha para as eleições legislativas, previstas para Março.

O conselho de ministros agendado para hoje vai decidir a data do escrutínio.

Paolo Gentiloni é o terceiro chefe de governo nesta legislatura (depois de Enrico Letta e Matteo Renzi) e deverá manter-se em funções até à constituição do novo parlamento. O seu mandato poderá, no entanto, prolongar-se, caso os resultados relancem a incerteza na política italiana.

O espectro político italiano tem agora três forças pouco inclinadas a coligações - uma à direita, outra à esquerda e uma terceira, os populistas do Movimento Cinque Stelle (Cinco Estrelas)o que poderá deixar o parlamento sem uma maioria clara.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,28 dez 2017 21:30

Editado porPaulo Querido  em  5 jan 2018 18:47

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.