Kim Jong-un convida Presidente sul-coreano para ir a Pyongyang

PorLusa,10 fev 2018 10:48

Kim Jong-un
Kim Jong-un

O dirigente norte-coreano, Kim Jong-Un, convidou o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a participar numa cimeira em Pyongyang, anunciou hoje Seul.

De acordo com o convite, transmitido pela irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-Jong, que se encontra de visita na Coreia do Sul para assistir aos Jogos Olímpicos de inverno, o dirigente está pronto para se reunir com Moon "tão brevemente quanto possível", segundo um porta-voz da Casa Azul, a presidência sul-coreana.

O Presidente sul-coreano ainda não respondeu ao convite do líder da Coreia do Norte.A acontecer, o encontro será o terceiro do género, refere a AFP, depois de Kim Jong Il, pai do atual líder norte-coreano, Kim Jong-un, se ter reunido com os sul-coreanos Kim DAe-jung e Roh Moo-Hyun, em 2000 e 2007. 

No entanto, a reunião entre norte e sul pode provocar tensão entre Seul e a administração norte-americana, que defende que a Coreia do Norte deve provar antes do início de qualquer negociação que está disposta a desnuclearizar-se, enquanto Kim Jong-un proclama que o seu país é já "um Estado nuclear por inteiro".

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, ficou marcada por uma aproximação histórica entre altos representantes das duas Coreias, mas também pela atitude mais fria do vice-presidente dos Estados Unidos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa,10 fev 2018 10:48

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.