Síria: 21 mortos depois de ataques aéreo e de artilharia do Governo

PorLusa, Expresso das Ilhas,24 fev 2018 12:31

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) divulgou este sábado que 21 civis morreram nos ataques aéreos e de artilharia do regime sírio no leste de Ghouta, um bastião dos rebeldes nos arredores de Damasco.

Segundo o OSDH, enquanto se espera pela votação na ONU do cessar-fogo na Síria, a aviação e a artilharia do regime sírio atingiram o leste de Ghouta pelo sétimo dia consecutivo.

Ainda conforme o Observatório, a Rússia participa de incursões nesta área sitiada desde 2013, entretanto Moscovo negou no início desta semana o seu envolvimento nos ataques.

O OSDH referiu que pelo menos 21 civis foram mortos nos bombardeamentos, que causaram incêndios em áreas residenciais.

Em Douma, a principal cidade de Ghouta, foi bombardeada violentamente na manhã de hoje e vários corpos, incluindo de crianças, foram transportados para uma clínica.

A votação nas Nações Unidas sobre o cessar-fogo na Síria, que seria realizada na sexta-feira, foi adiada para hoje às 17:00 GMT (16 horas em Cabo Verde), segundo fontes diplomáticas.

Um novo texto de resolução foi, entretanto, desenvolvido. Quando um texto é finalizado, a prática na ONU é esperar pelo menos pelo dia seguinte para a votação.

As conversações sobre um cessar-fogo decorrem desde o dia 09 de Fevereiro com o objectivo de evitar um veto pela Rússia, aliado do regime de Damasco.

No início da semana, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma suspensão imediata de "todas as actividades de guerra" no leste de Ghouta, onde disse que 400 mil pessoas vivem "o inferno na terra".

O projecto de resolução exige que, assim que o cessar-fogo entre em vigor, todas as partes devem permitir comboios humanitários e equipas médicas em áreas solicitadas pelas Nações Unidas.

Num território bastante fragmentado, o conflito civil na Síria provocou, desde 2011, mais de 350 mil mortos, incluindo mais de 100 mil civis, e milhões de deslocados e refugiados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa, Expresso das Ilhas,24 fev 2018 12:31

Editado porDulcina Mendes  em  23 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.