Sociedade civil guineense defende dissolução do Parlamento caso persista crise política

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 fev 2018 15:39

José Mário Vaz
José Mário Vaz

​A Aliança das organizações da sociedade civil guineense entregou hoje ao chefe do Estado, José Mário Vaz, uma proposta de saída da crise no país que, entre outros, defende a dissolução do Parlamento e convocação de eleições legislativas.

A Aliança das organizações da sociedade civil guineense entregou hoje ao chefe do Estado, José Mário Vaz, uma proposta de saída da crise no país que, entre outros, defende a dissolução do Parlamento e convocação de eleições legislativas. 

O novo presidente do movimento nacional da sociedade civil guineense, Fodé Sanhá, foi quem liderou a delegação da Aliança, que congrega várias associações, hoje recebida em audiência por José Mário Vaz. 

Em declarações aos jornalistas, Fodé Sanhá explicou que entregaram ao chefe do Estado a "contribuição da sociedade civil para saída da crise" e vão fazer a mesma coisa com os signatários do Acordo de Conacri e os restantes titulares de órgãos de soberania. 

O Acordo de Conacri é uma proposta de saída da crise política na Guiné-Bissau, apresentada pela Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) que passa pela nomeação de uma figura consensual para liderar o Governo a ser integrado por todas as partes desavindas há cerca de três anos.  

A comunidade internacional considera o Acordo de Conacri como único caminho para acabar com o impasse político na Guiné-Bissau. 

O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, mediador da crise guineense, proposto pela CEDEAO, aponta o nome do dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Augusto Olivais como sendo a figura do consenso escolhida para liderar o Governo, no âmbito do Acordo de Conacri. 

Vários signatários do documento rubricado em outubro na Guiné-Conacri contestam o mediador da CEDEAO e afirmam que em nenhum momento ficou retido o nome de Augusto Olivais como consensual para primeiro-ministro guineense. 

A Aliança das organizações da sociedade civil considera ser crucial que haja um esclarecimento dos pontos do Acordo de Conacri e só depois exigir a sua implementação na íntegra. 

Se persistirem as divergências na interpretação do documento, como tem sido desde que foi assinado, a 14 de outubro de 2016, a Aliança propõe, então, que o Presidente José Mário Vaz dissolva o Parlamento e forme um Governo da sua iniciativa para organizar as eleições legislativas. 

"O Presidente recebeu a nossa proposta mas fez ver que não depende só dele", declarou Fodé Sanhá.

José Mário Vaz anunciou que vai auscultar, ainda esta semana, os partidos com assento parlamentar sobre a marcação da data das próximas eleições que a comunidade internacional, entre as quais o conselho de segurança das Nações Unidas, querem que tenham lugar ainda no decurso deste ano.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 fev 2018 15:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.