Artigos sobre José Mário Vaz
Guiné-Bissau: Ex-presidente nomeado presidente honorário do Madem-G15
O antigo chefe de Estado da Guiné-Bissau José Mário Vaz foi, este domingo, nomeado presidente honorário do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), no terceiro e último dia do congresso daquele partido.
Processo eleitoral na Guiné-Bissau foi "tranquilo, pacífico e ordeiro" - CPLP
O chefe da missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais de hoje na Guiné-Bissau, Oldemiro Balói, considerou que o processo de votação foi "tranquilo, pacífico e ordeiro", salvo "raríssimas excepções".
Mais de 760 mil eleitores escolhem hoje novo Presidente guineense
Mais de 760 mil eleitores são hoje chamados a votar nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, escolhendo entre 12 candidatos quem irá suceder a José Mário Vaz, que se recandidata ao cargo.
Acordo entre adversários é “sentimento de derrota” – Simões Pereira
O candidato às presidenciais guineenses de domingo Domingos Simões Pereira considerou ontem que constitui "um sentimento de derrota" o acordo que os seus adversários se preparam para assinar para apoiarem um candidato único contra si numa eventual segunda volta.
José Mário Vaz considera criadas condições para desenvolver Guiné-Bissau
O Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e candidato à sucessão no cargo, afirmou hoje estarem agora reunidas as condições para iniciar o processo de desenvolvimento do país, após cinco anos em que se concentrou na sua estabilização.
"José Mário Vaz sempre teve dificuldades em compreender as leis da Guiné-Bissau” – politólogo
O cientista político Rui Jorge Semedo considera que o Presidente da República da Guiné-Bissau é, neste momento, um dos maiores entraves à estabilidade democrática daquele país. O investigador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), com sede em Bissau, entende que José Mário Vaz está isolado.
Governo de Aristides Gomes refere que foi PR que pediu intervenção da CEDEAO
O Governo de Aristides Gomes referiu esta segunda-feira que foi o Presidente guineense, José Mário Vaz, que pediu a intervenção da CEDEAO no país, depois de o chefe de Estado ter acusado a organização regional de parcialidade no conflito político.
Campanha para as presidenciais guineenses começa com dois primeiros-ministros e dois governos
A campanha eleitoral para as presidenciais de 24 de Novembro na Guiné-Bissau começa hoje, quando o país vive mais um momento de grave tensão política, com a existência de dois primeiros-ministros e dois governos.
Governo guineense agradece a militares por não interferirem na crise
O Governo da Guiné-Bissau, liderado por Aristides Gomes, agradeceu hoje aos militares do país por não se imiscuírem na crise política que o país atravessa, bem como aos guineenses e à comunidade internacional pela solidariedade manifestada.
Presidência da CPLP apela à calma na Guiné-Bissau
A presidência cabo-verdiana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apela às instituições do Estado, aos partidos políticos e à população da Guiné-Bissau para que “mantenham a calma" e não pratiquem actos que prejudiquem as eleições presidenciais.
CEDEAO ameaça com sanções quem travar presidenciais na Guiné-Bissau
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou hoje aplicar sanções a quem perturbar o processo para as eleições presidenciais de 24 de novembro, na sequência do decreto presidencial de demissão do primeiro-ministro Aristides Gomes.
Com mandato expirado e candidato, PR guineense demite governo
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitiu segunda-feira o Governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, segundo um decreto presidencial enviado à imprensa na sequência de uma reunião do Conselho de Estado.
Presidente da Guiné-Bissau anuncia recandidatura ao cargo
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, aceitou o pedido feito pelos seus apoiantes e anunciou que vai ser candidato às eleições presidenciais, marcadas para 24 de Novembro.
CEDEAO prolonga missão militar na Guiné-Bissau até Março de 2020
A Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO) prolongou a força de interposição que tem destacada na Guiné-Bissau até Março de 2020, segundo a resolução final da cimeira de chefes de Estado da organização hoje divulgada.
CEDEAO quer tomada de posse de novo Governo da Guiné-Bissau até 3 Julho
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ordenaram este sábado que o novo Governo da Guiné-Bissau tome posse até 03 de Julho, disseram à Lusa fontes diplomáticas.
Guiné-Bissau: Parlamento é o "órgão legítimo" para retirar poderes ao PR
O antigo representante especial das Nações Unidas para a Guiné-Bissau José Ramos-Horta considerou esta quinta-feira que a Assembleia Nacional Popular guineense é um "órgão legítimo" ao passo que o Presidente da República já terminou o seu mandato.
Presidente da Guiné-Bissau pede a guineenses para preservarem paz e liberdade
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pediu hoje aos guineenses para preservarem a paz e a liberdade antes de viajar para a Nigéria para participar na cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Parlamento retira poderes ao Presidente da Guiné-Bissau
A maioria dos deputados da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau aprovou hoje uma resolução que determina a cessação imediata das funções constitucionais do Presidente da República e a sua substituição no cargo pelo presidente do parlamento.
Líder do PAIGC guineense viaja para Nova Iorque para encontros nas Nações Unidas
O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, viajou na terça-feira para Nova Iorque para encontros nas Nações Unidas, disse hoje fonte do partido.
PAIGC vai formar Governo e responsabilizar quem desrespeita democracia na Guiné-Bissau
O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, disse hoje que os partidos da maioria parlamentar vão formar Governo e exigir a responsabilização de quem não cumpre regras democráticas.
mais