Puigdemont será hoje presente a um juiz após detenção na Alemanha

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2018 6:49

Carles Puigdemont
Carles Puigdemont

​O ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, detido no domingo na Alemanha, em cumprimento de um mandado emitido pelo Supremo Tribunal espanhol, deverá comparecer hoje no tribunal administrativo de Schleswig-Holstein, que analisará o pedido de extradição das autoridades espanholas.

Puigdemont encontra-se num estabelecimento prisional na localidade de Neumünster, a sul de Kiel, para onde foi transportado após ter sido detido, às 11:19 de domingo, numa estação de serviço da auto-estrada A7, pouco depois de entrar em território alemão pela Dinamarca.

O propósito da comparência do ex-governante catalão hoje em tribunal é comprovar a sua identidade e iniciar os trâmites do processo para se decidir sobre o mandado europeu de captura emitido pela Justiça espanhola.

O prazo máximo para tomar a decisão e eventualmente proceder à sua entrega a Espanha é de 60 dias a partir da detenção, independentemente dos recursos que sejam interpostos contra a mesma.

A captura de Puigdemont motivou no domingo protestos nas ruas em diversos pontos da Catalunha, em que se registaram, em alguns casos, confrontos com as forças policiais que se saldaram em nove detidos e uma centena de feridos.

As autoridades espanholas estão agora a trabalhar para poderem enviar o mais rapidamente possível toda a documentação correspondente, traduzida em alemão, às autoridades judiciais do país, informaram fontes policiais citadas pela agência de notícias espanhola Efe.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2018 6:49

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.