Puigdemont encontra-se num estabelecimento prisional na localidade de Neumünster, a sul de Kiel, para onde foi transportado após ter sido detido, às 11:19 de domingo, numa estação de serviço da auto-estrada A7, pouco depois de entrar em território alemão pela Dinamarca.
O propósito da comparência do ex-governante catalão hoje em tribunal é comprovar a sua identidade e iniciar os trâmites do processo para se decidir sobre o mandado europeu de captura emitido pela Justiça espanhola.
O prazo máximo para tomar a decisão e eventualmente proceder à sua entrega a Espanha é de 60 dias a partir da detenção, independentemente dos recursos que sejam interpostos contra a mesma.
A captura de Puigdemont motivou no domingo protestos nas ruas em diversos pontos da Catalunha, em que se registaram, em alguns casos, confrontos com as forças policiais que se saldaram em nove detidos e uma centena de feridos.
As autoridades espanholas estão agora a trabalhar para poderem enviar o mais rapidamente possível toda a documentação correspondente, traduzida em alemão, às autoridades judiciais do país, informaram fontes policiais citadas pela agência de notícias espanhola Efe.