Artigos sobre Catalunha
Sánchez defende hoje na Catalunha aprovação de indultos a independentistas
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, vai defender hoje em Barcelona, perante 300 representantes da sociedade civil catalã, a aprovação, que segundo os ‘media’ está iminente, dos indultos aos líderes separatistas na prisão pela tentativa independentista de 2017.
Cerca de 3.000 pessoas manifestam-se para exigir Governo independentista
Cerca de 3.000 pessoas manifestaram-se hoje no centro de Barcelona para exigirem a constituição de um Governo independentista, num protesto convocado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC).
O essencial das eleições do próximo domingo em Espanha
As eleições gerais do próximo domingo em Espanha são as quartas dos últimos quatro anos em que vários Governos minoritários do PP (direita) e do PSOE (socialistas) foram incapazes de assegurar um executivo estável que durasse toda a legislatura.
Governo espanhol instou presidente da Generalitat a condenar violência
O ministro espanhol do Interior em exercício, Fernando Grande-Marlaska, disse hoje que o presidente da Generalitat, Quim Torra, "tem uma dívida com o conjunto dos catalães: tem de conversar" com eles para que a convivência seja possível.
Direita e extrema-direita de Espanha juntam milhares em Madrid contra Sánchez
Os partidos da direita espanhola Partido Popular e Ciudadanos e a formação de extrema-direita Vox juntaram hoje dezenas de milhares de manifestantes em Madrid para exigir a demissão do primeiro-ministro socialista, Pedro Sánchez, e a convocação de eleições.
Políticos divididos um ano após independência falhada da Catalunha
Um ano depois da tentativa falhada de independência da Catalunha os políticos espanhóis e regionais estão divididos sobre a forma de resolver as feridas criadas pelo movimento separatista que continua a governar esta Comunidade Autónoma.
Catalunha será prioridade do novo Governo espanhol, mas tem pouco tempo, dizem analistas políticos
Analistas políticos no Reino Unido consideram que resolver a situação na Catalunha será uma prioridade e poderia ajudar o Governo socialista espanhol, mas será difícil devido à "magra maioria" de Pedro Sánchez no parlamento.
Catalunha: Puigdemont "não se renderá" e pede unidade dos soberanistas
O ex-presidente do Governo catalão Carles Puigdemont "não se renderá" e apela à unidade dos soberanistas, disse hoje o seu advogado, após visitá-lo pela primeira vez na prisão em Neumuenster, na Alemanha.
Puigdemont será hoje presente a um juiz após detenção na Alemanha
O ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, detido no domingo na Alemanha, em cumprimento de um mandado emitido pelo Supremo Tribunal espanhol, deverá comparecer hoje no tribunal administrativo de Schleswig-Holstein, que analisará o pedido de extradição das autoridades espanholas.
Se pudesse voltar atrás não teria suspendido independência da Catalunha - Puigdemont
O ex-presidente da Generalitat da Catalunha (Governo regional) Carles Puigdemont disse hoje que se pudesse voltar atrás não teria suspendido a declaração de independência como fez a 10 de Outubro, dizendo-se enganado pelo Governo central espanhol.
Socialistas recorrem ao Constitucional para desbloquear investidura
O Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC) recorre ao Tribunal Constitucional para desbloquear o processo de investidura do executivo regional, uma medida também admitida pelo Cidadãos, que venceu as eleições de Dezembro passado.
Madrid recorre ao Constitucional para impugnar proposta de investidura de Puigdemont
O Governo espanhol decidiu hoje apresentar um recurso no Tribunal Constitucional, para impugnar a decisão do presidente do parlamento da Catalunha de propor Carles Puigdemont para a presidência do executivo regional.
Roger Torrent é o novo presidente do parlamento catalão
Primeira sessão do parlamento regional da Catalunha decorre esta quarta-feira. Roger Torrent, de 38 anos, sucede a Carmen Forcadell na presidência do parlamento catalão. Josep Costa e José María Espejo-Saavedra são os novos 'vices'.
Rajoy avisa que vai manter intervenção se Puigdemont for investido à distância
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, avisou ontem que Madrid irá manter a sua intervenção na Catalunha no caso de o ex-presidente da região, Carles Puigdemont, insistir na sua pretensão de ser investido a partir de Bruxelas.
Independentistas alcançam maioria na Catalunha e desafiam Madrid
Os partidos que defendem a independência da Catalunha obtiveram na quinta-feira uma maioria absoluta no parlamento catalão e prometem manter o desafio secessionista a Madrid.
mais