Brexit: Um segundo referendo favoreceria permanência na UE

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 mar 2018 16:27

O especialista em sondagens britânico John Curtice afirma num relatório hoje divulgado que há evidências "mais que suficientes" de que um novo referendo sobre o 'Brexit' seria favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Quase dois anos depois da consulta de Junho de 2016, a maioria dos votantes não mudou o sentido de voto, mas a opinião geral em relação ao 'Brexit' é muito mais pessimista, sustenta Curtice, que previu acertadamente o resultado das últimas quatro eleições legislativas no Reino Unido.

Assim, e porque o 'Leave' (Sair) venceu por apenas 2%, o investigador britânico considera que haveria uma participação mais elevada, o que seria favorável ao 'Remain' (Permanecer).

No estudo, divulgado pela organização "The UK in a Changing Europe" (O Reino Unido numa Europa em mudança), evocam-se ainda dados segundo os quais mais de metade dos britânicos (52%) se diz convicto de que Londres não vai sair da UE com um bom acordo, face aos 37% que expressavam essa opinião em fevereiro de 2017.

Os mesmos dados indicam também que a percentagem dos eleitores que acreditam que o Governo conseguirá um bom acordo desceu de 33% para 19% no mesmo período.

John Curtice frisa que o país continua "profundamente dividido" e, como tal, o resultado de um segundo referendo, depende sobretudo da participação eleitoral.

No referendo de 23 de Junho de 2016, 51,9% dos eleitores britânicos votou pela saída da UE. A participação nessa consulta foi de 72,2%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 mar 2018 16:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.