Confirmado, o Reino Unido abandona a União Europeia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 nov 2018 9:36

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 validaram o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia e a declaração política da relação futura com este país, o primeiro a sair do projecto europeu.

"O Conselho Europeu endossa o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia [...]. Nessa premissa, o Conselho Europeu convida a Comissão, o Parlamento Europeu, e o Conselho a empreenderem os passos necessários para assegurar que o acordo entra em vigor a 30 de Março de 2019, para garantir uma saída ordenada", lê-se nas conclusões da cimeira extraordinária de hoje.

Os 27 aprovaram também a declaração política que estabelece os parâmetros da relação futura entre a UE e Londres.

À chegada a Bruxelas, o presidente francês, Emmanuel Macron, sublinhou que odivórcio demonstra a fragilidade da Europa e defendeu uma refundação do projecto europeu.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 nov 2018 9:36

Editado porAndre Amaral  em  13 ago 2019 23:22