Bruxelas não renegoceia acordo do Brexit mas está disponível para tornar declaração política mais ambiciosa

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 fev 2019 14:38

O presidente da Comissão Europeia reiterou hoje a Theresa May a indisponibilidade europeia para renegociar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), mas mostrou-se disponível a tornar a declaração política da relação futura mais ambiciosa.

“O presidente [Jean-Claude] Juncker reiterou que os 27 não vão reabrir o acordo de saída, que representa um compromisso cuidadosamente equilibrado entre a União Europeia e o Reino Unido no qual ambos os lados fizeram concessões significativas para chegarem a um compromisso”, pode ler-se na declaração conjunta, assinada pelo presidente da Comissão Europeia, e pela primeira-ministra britânica.

Aquela nota, publicada no final de uma discussão “robusta, mas construtiva” entre Jean-Claude Juncker e Theresa May em Bruxelas, dá conta de que o presidente do executivo comunitário mostrou disponibilidade para “acrescentar palavras” à declaração política da relação futura, tornando-a mais ambiciosa “em termos de conteúdo e celeridade”.

Impasse

Também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, assumiu que não há "avanços decisivos à vista" no impasse da saída do Reino Unido da União Europeia, após ter-se reunido com a primeira-ministra britânica, Theresa May, em Bruxelas.

"Encontrei-me com a primeira-ministra Theresa May para tentar ultrapassar o impasse no Brexit. Ainda não há avanços decisivos à vista. O diálogo continuará", escreveu o político polaco na sua conta na rede social Twitter, minutos depois do final do encontro com a líder do Governo britânico.

A saída do Reino Unido da União Europeia vai acontecer "dentro do prazo", prometeu a primeira-ministra britânica.

"O meu trabalho é concretizar o Brexit e concretizá-lo dentro do prazo, e vou negociar duramente nos próximos dias para o conseguir", declarou à imprensa, a menos de dois meses da data da saída do Reino Unido do bloco comunitário, agendada para 29 de Março.

O Brexit encontra-se num impasse desde que o parlamento britânico "chumbou", em 15 de Janeiro, o acordo de saída do Reino Unido da UE.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 fev 2019 14:38

Editado porAndre Amaral  em  30 out 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.