EUA acusam Hamas de usar civis como "escudos humanos" em Gaza

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 abr 2018 17:14

Os Estados Unidos acusaram hoje o Hamas de utilizar civis como "escudos humanos" em Gaza e apelou ao Conselho de Segurança da ONU para que intervenha contra este e outros grupos que usam essa estratégia no Médio Oriente.

A embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, declarou que o Hamas "explorou e pôs em perigo precisamente os palestinianos que disse representar", por exemplo, ao colocar armamento em zonas civis.

"A humanidade perde quando a prática bárbara dos escudos humanos é tolerada e fica sem resposta. Pela humanidade, o Conselho de Segurança deve levantar-se para responder a esta ameaça", afirmou.

Haley falava num debate do Conselho de Segurança sobre o conflito palestino-israelita, muito centrado na violência das últimas semanas na fronteira entre Gaza e Israel e disse que o problema do uso de "escudos humanos" se coloca em todo o Médio Oriente, apontando outras organizações como o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), a milícia xiita libanesa Hezbollah e os rebeldes Hutis no Iémen.

Por trás de todos eles, denunciou, está a mão do Irão, que segundo os Estados Unidos "protege muitos destes grupos que lutam atrás de civis inocentes".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 abr 2018 17:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.