Assad ameaça uso da força contra curdos para recapturar território

PorExpresso das Ilhas, Lusa,31 mai 2018 7:42

Bashar al-Assad
Bashar al-Assad

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, ameaçou usar a força contra os combatentes curdos, apoiados pelos Estados Unidos, para recapturar as áreas que controlam no norte do país.

Numa entrevista ao canal de televisão Russia Today, transmitida hoje, Al-Assad disse que favorecia as negociações com as Forças Democráticas da Síria (FDS), mas "se isso não funcionar, vamos libertar os territórios pela força". 

No final de Abril, iniciaram-se confrontos entre as forças do regime sírio e os combatentes das FDS na província de Deir-Ezzor, rica em petróleo, que esteve anteriormente nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI).  

A província havia sido objecto de uma corrida entre as forças do regime de Al-Assad, apoiadas pela Rússia, e as FDS, apoiado pela coligação internacional liderada por Washington, cada um tentando superar o seu rival. 

Hoje, Bashar al-Assad controla a cidade de Deir-Ezzor, capital da província de mesmo nome, mas também toda a margem ocidental do rio Eufrates, enquanto as FDS estão estacionadas na costa oriental. 

Bashar al-Assad afirmou ainda que um confronto directo entre a Rússia e os Estados Unidos foi evitado na Síria, um país devastado pela guerra em que as duas grandes potências estão envolvidas.  

"Estivemos perto de um confronto directo entre as forças russas e norte-americanas e, felizmente, isso foi evitado", declarou al-Assad, que falou inglês durante a entrevista.  

Desencadeado em 2011 pela repressão do regime às manifestações pacíficas pró-democracia, o conflito na Síria tornou-se mais complexo ao longo dos anos com o envolvimento de países estrangeiros e grupos extremistas, resultando hoje num território fragmentado. 

O conflito já matou mais de 350.000 pessoas e gerou milhões de deslocados e refugiados. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,31 mai 2018 7:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.