ONU pede fim de poluição plástica

PorExpresso das Ilhas, ONU News,5 jun 2018 9:37

​O Dia Mundial do Meio Ambiente, marcado neste 5 de Junho, tem como mensagem central a poluição plástica principalmente nos oceanos. Segundo dados da agência ONU Meio Ambiente, todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos mares.

Segundo a agência, se nada for feito, até 2050 os oceanos terão mais plástico que peixes. A ONU Ambiente lançou a campanha “Acabe com a Poluição Plástica” ou #BeatPlasticPollution, na sigla em inglês.

Vários eventos estão a ser realizados pelo mundo como recolhas de lixos nas praias e palestras de consciencialização sobre a importância de dizer não aos plásticos descartáveis. 

A ONU News conversou com a coordenadora do Dia do Meio Ambiente no Brasil e também da campanha Mares Limpos, Fernanda Daltro. De Brasília, ela explica que o plástico é um dos maiores desafios ambientais da era actual.

“O plástico tornou-se um material presente em absolutamente todos os lugares do planeta, inclusive nas regiões mais remotas. E esta poluição tem uma relação directa com a sociedade de consumo em vivemos hoje. Este volume de lixo se mistura à cadeia alimentar. Todas as espécies nos oceanos acabam tendo contacto e se alimentando do plástico de uma forma ou de outra.”

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, o Comité Olímpico Internacional, COI, anunciou uma parceria com a ONU para combater o plástico descartável. Atletas olímpicos de várias modalidades incluindo triátlo, surf, e râguebi comprometeram-se em cortar os utensílios de plástico.

A cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas no mundo. Já a quantidade de sacos de plástico chega a 5 triliões por ano.

De acordo com o director-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, já existe a consciência da situação alarmante, mas os impactos de longo prazo desta crise ambiental sobre a saúde ainda são pouco conhecidos.

Entre as recomendações da ONU Ambiente para acabar com a poluição plástica estão acções simples que podem ser adotadas no dia a dia. Entre elas, levar o próprio saco ao supermercado, recusar talheres de plástico, preferir garrafas de água reutilizáveis, apanhar o plástico que encontrar na rua enquanto estiver caminhando e apoiar políticas governamentais contra o uso único das sacos de plástico.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,5 jun 2018 9:37

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 fev 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.