​Combate ao fluxo das migrações tem que ser feito nos países de origem e de trânsito

PorExpresso das Ilhas, Lusa,13 jun 2018 14:49

O comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, reiterou hoje que o combate ao fenómeno migratório tem que ser feito nos países de origem e de trânsito, de modo a reduzir fluxos e casos como o do navio Aquarius.

“Temos que evitar que as pessoas que fogem de catástrofes arrisquem a vida em viagens de alto risco, temos que reforçar as ações nos países de origem e de trânsito”, disse o comissário, num debate no Parlamento Europeu (PE) sobre Emergências humanitárias no Mediterrâneo e solidariedade na União Europeia (UE).

Sobre o caso concreto da embarcação Aquarius, Avramopoulos salientou que “o mais importante é que as pessoas numa situação desesperada possam ser ajudadas e resgatadas”, recusando-se a apontar responsabilidades e voltando a elogiar a ação do Governo espanhol, que ofereceu um porto de abrigo para o desembarque de refugiados.

Para Bruxelas, as respostas da UE ao problema migratório têm que ser “abrangentes e que envolvam todos os Estados-membros”, com base nos princípios da solidariedade e da responsabilidade.

“Esperamos que todos os Estados-membros congreguem as suas forças para solucionar um problema conjunto, seja salvar as vidas no Mediterrâneo seja reforçar a proteção das fronteiras externas”, acrescentou o comissário.

Na abertura do debate, o presidente do PE, Antonio Tajani, adiantou que os Estados-membros não conseguem resolver individualmente o problema do fluxo migratório, salientando que o “PE trabalhou intensamente e tem propostas concretas que quer ver analisadas pelos Estados-membros”, nomeadamente no Conselho Europeu de 28 e 29 de Junho.

O navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, partiu na terça-feira para Espanha, escoltado por duas embarcações da Marinha italiana, com as quais repartiu os 630 migrantes que se encontravam a bordo.

No domingo, o navio foi proibido de atracar em Itália e, depois, em Malta, situação que só foi desbloqueada na segunda-feira com a oferta do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de acolher o navio em Valência.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,13 jun 2018 14:49

Editado porFretson Rocha  em  7 mar 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.