A cada dois segundos, uma pessoa torna-se deslocada por conflitos ou perseguição

PorExpresso das Ilhas, ONU News,20 jun 2018 11:50

Assinala-se hoje, 20 de Junho, o Dia Mundial do Refugiado. Segundo as Nações Unidas, o mundo tem 68,5 milhões de refugiados ou deslocados internos.

O secretário-geral da ONU lembra que esses civis fugiram de conflitos ou perseguição. Segundo António Guterres, a cada dois segundos, uma pessoa torna-se deslocada. A maioria nos países mais pobres do mundo.

No Dia Mundial do Refugiados, o chefe da ONU pede para que todos pensem em maneiras de ajudar os refugiados, porque “a resposta começa com união e solidariedade”.

Guterres está muito preocupado por ver cada vez mais situações onde os refugiados não recebem a protecção de que tanto precisam e à qual têm direito. Por isso, defende o restabelecimento da integridade do regime internacional de protecção de refugiados.

Isso significa dar apoio aos países e às comunidades que acolhem essas pessoas que fugiram de guerras ou de perseguições. António Guterres lembra que enquanto essas situações existirem, continuará havendo refugiados.

As Nações Unidas têm a expectativa que a Assembleia Geral adopte, no segundo semestre deste ano, o Pacto Global de Refugiados. O documento apresentará alternativas de protecção e reconhecerá a contribuição que esses civis dão para as sociedades que os acolhem.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,20 jun 2018 11:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 nov 2018 3:23

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.