Há 30 anos que tentamos salvar a camada de ozono

PorExpresso das Ilhas, ONU News,16 set 2019 8:32

O Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozono, marcado esta segunda-feira, 16 de Setembro, tem como tema 32 anos de recuperação. Esforços estão a produzir resultados.

Em nota, as Nações Unidas dizem que o objectivo é celebrar “mais de três décadas de cooperação internacional notável para proteger a camada de ozono e o clima sob o Protocolo de Montreal.”

Segundo a organização, esta conquista lembra que se deve “manter o ritmo para garantir pessoas saudáveis e um planeta saudável.”

O Protocolo de Montreal levou à eliminação progressiva de 99% dos produtos químicos que destroem a camada de ozono em electrodomésticos, como frigoríficos, e ares condicionados.

A mais recente avaliação científica, concluída em 2018, mostra que partes da camada de ozono recuperam a uma taxa de 1% a 3% por década, desde 2000.

Se estas taxas forem mantidas, o Hemisfério Norte e o ozono de latitude média pode estar completamente recuperado até 2030. O mesmo resultado pode ser obtido no Hemisfério Sul, na década de 2050, e nas regiões polares, até 2060.

Esses esforços também contribuíram no combate às mudanças climáticas, evitando emissões de cerca de 135 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono entre, 1990 e 2010.

image

Neste Dia Internacional, a ONU diz que o mundo pode celebrar o seu sucesso, mas que as pessoas devem “pressionar para manter esses ganhos, continuando vigilantes e combatendo quaisquer fontes ilegais de substâncias.”

A organização diz que também se deve apoiar a Emenda Kigali, que foi adicionada ao Protocolo de Montreal e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2019. Esta emenda reduz gradualmente os hidrofluorcarbonetos e pode evitar um aumento de até 0,4 ° C da temperatura global até o final do século.

A camada de ozono é uma camada frágil de gás que protege o planeta Terra da porção prejudicial dos raios do sol, ajudando assim a preservar a vida no planeta.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,16 set 2019 8:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 jun 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.