Cinco pessoas esfaqueadas na casa de um rabino em Nova Iorque

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 dez 2019 6:11

Cinco pessoas foram esfaqueadas por um homem que entrou na casa de um rabino, a norte da cidade de Nova Iorque, quando celebravam o Hanukkah (feriado judaico), tendo ficado feridas, disseram este domingo as autoridades policiais.

O crime ocorreu no sábado à noite, quando se celebrava a sétima noite do Hanukkah, e aconteceu depois uma série de ataques contra judeus na região, dos quais se destaca um massacre em Nova Jersey numa loja que vende produtos kosher, no início deste mês. 

A casa do rabino fica em Monsey, uma cidade próxima da fronteira estadual de Nova Jersey e uma das cidades situadas no vale do Hudson que viu afluir nos últimos anos um grande número de judeus hassídicos. 

Segundo o governador Andrew Cuomo, uma das pessoas ficou gravemente ferida e está em estado crítico. O filho do rabino também ficou ferido, de acordo com Cuomo, e a sua situação clínica, bem como a das outras vítimas, não é ainda clara. 

As autoridades não justificaram o motivo do ataque, mas este responsável político explicou tratar-se de uma situação que tem a ver com problemas maiores. 

"Este é um momento de intolerância no nosso país", disse aos jornalistas, lembrando que se vê "raiva e ódio a explodir". E prosseguiu: "É um cancro no corpo político americano". Trata-se de "um crime interno" e "não de um acto de terrorismo", esclareceu.

Trump faz apelo contra antissemitismo

Na sequência do ataque em casa do rabino, o presidente norte-americano, Donald Trump, apelou este domingo à erradicação do "flagelo do antissemitismo".

"O ataque antissemita em Monsey, Nova Iorque, na sétima noite do Hanukkah, é horrível. Todos devemo-nos unir para lutar, desafiar e erradicar o flagelo prejudicial do anti-semitismo ", escreveu Donald Trump no Twitter.

Quanto ao atacante, trata-se de  Grafton Thomas, de 37 anos, que já foi acusado de cinco tentativas de homicídio e presente a tribunal.

A sua fiança foi fixada em cinco milhões de dólares.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 dez 2019 6:11

Editado porSara Almeida  em  19 set 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.