África está a começar a achatar a curva de crescimento da pandemia - África CDC

PorExpresso das Ilhas, Lusa,20 ago 2020 10:46

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças africano (África CDC), John Nkengasong, considerou hoje que o continente está a achatar a curva de crescimento da pandemia de covid-19, mas alertou que a prevenção tem de continuar.

"Na última semana houve um aumento de 7% dos novos casos, mais de 10 mil por dia, mas comparando com a semana anterior, tínhamos 11 mil, o que revela um ligeiro decréscimo, o que é um sinal de esperança porque estamos a começar lentamente a achatar a curva de crescimento", disse o responsável durante a conferência de imprensa semanal do África CDC, a partir de Adis Abeba.

"Dizemos isto com precaução, o vírus é muito delicado, não queremos que as pessoas se cansem de cumprir as medidas necessárias, como lavar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento social, mas é importante que reconheçamos as tendências positivas", acrescentou Nkengasong.

Questionado sobre se esta ideia resultava de um decréscimo num país específico ou se era o reflexo de um abrandamento generalizado no continente, Nkengasong admitiu que a África do Sul teve uma das mais significativas descidas, mas salientou que três das cinco regiões africanas também registaram melhorias significativas.

"Há 10 países que valem 85% dos casos, alguns começaram a achatar a curva e outros aumentaram, mas a tendência é homogénea", respondeu, concretizando que na África Ocidental, Austral e Central as melhorias foram também visíveis.

As declarações do responsável foram feitas na conferência de imprensa em que foi anunciado o lançamento da 'Iniciativa África contra a covid-19', apostando na protecção das fronteiras e viagens, economia e escolas para conter a pandemia, considerando que o continente está agora numa "encruzilhada crítica".

"Estamos numa encruzilhada crítica, ultrapassámos o milhão de casos no continente, não temos ainda uma vacina disponível e temos de continuar proativos e cautelosos à medida que as economias se começam a abrir", disse a comissária dos Assuntos Sociais da União Africana, Amira Elfadil, durante a conferência de imprensa semanal sobre a evolução da pandemia do continente africano.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 781.194 mortos e infectou mais de 22,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 26.289 mortos confirmados em mais de 1,1 milhões de infectados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,20 ago 2020 10:46

Editado porSara Almeida  em  2 jun 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.