CEDEAO realiza cimeira extraordinária para debater golpe de Estado na Guiné-Conacri

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 set 2021 10:02

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realiza hoje uma cimeira virtual para abordar a situação na Guiné-Conacri, palco de um golpe de Estado que afastou o Presidente Alpha Condé.

As forças especiais guineenses lideradas pelo tenente-coronel Mamady Doumbouya anunciaram no domingo que tinham capturado o chefe de Estado, visando pôr fim à “má gestão financeira, à pobreza e à corrupção endémica” e “à instrumentalização da justiça (e) ao atropelo dos direitos dos cidadãos”.

Os militares dissolveram o governo e as instituições e aboliram a constituição que o Condé tinha adoptado em 2020, de modo a assegurar uma recandidatura um terceiro mandato, numas eleições que acabou por ganhar.

Após o golpe de estado e prisão do Presidente, os militares introduziram um recolher obrigatório e fecharam as fronteiras terrestres.

A CEDEAO condenou o golpe de Estado na Guiné no domingo e apelou à “libertação imediata e incondicional do Presidente Condé”.

A organização que junta 15 países da África Ocidental – entre os quais Cabo Verde e Guiné-Bissau – irá realizar uma cimeira virtual extraordinária para discutir a situação na Guiné, uma crise que tem levado a uma condenação internacional generalizada, desde o secretário-geral da ONU, António Guterres, à União Africana e União Europeia.

Durante meses, o país, que se encontra entre os mais pobres do mundo apesar dos consideráveis recursos minerais e hídricos, tem estado em profunda crise política e económica, agravada pela pandemia de Covid-19.

Condé, um antigo opositor do regime de partido único, tornou-se no primeiro presidente democraticamente eleito da Guiné em 2010, após décadas de regime autoritário.

Nos últimos anos, vários activistas dos direitos humanos criticaram a sua deriva autoritária, o que minou os ganhos dos primeiros tempos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 set 2021 10:02

Editado porSara Almeida  em  16 jun 2022 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.