Lula apontado como próximo Presidente do Brasil na visita à Argentina

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 dez 2021 9:49

O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva foi apontado pelas lideranças políticas da Argentina como o próximo Presidente do Brasil, durante a entrega do prémio pela trajetcória em Direitos Humanos e os discursos na Praça de Maio.

“Eu sei que Deus nos escutará para que Lula volte a ser Presidente do Brasil", clamou a actual vice-Presidente da Argentina e ex-Presidente (2007-2015), Cristina Kirchner.

"Apresento-lhes o meu querido companheiro Lula, que vai ser o Presidente do Brasil", disse também o ex-Presidente do Uruguai, José 'Pepe' Mujica (2010-2015), ao passar a palavra a Lula.

Os dois líderes discursaram perante uma multidão na Praça de Maio, no Dia da Democracia e dos Direitos Humanos, para celebrar os 38 anos desde a recuperação da Democracia na Argentina, depois de sete anos de uma das ditaduras mais férreas da América Latina.

Além de José Mujica e de Cristina Kirchner, foram oradores no evento o próprio Lula e o Presidente argentino, Alberto Fernández.

Antes do evento, representantes de organizações de Direitos Humanos também apontaram a Presidência do Brasil como o próximo passo de Lula.

"Esperemos que Lula volte a ser Presidente do Brasil", disse Taty Almeida, líder das Mães da Praça de Maio.

"A Presidência tem de vir a qualquer custo. Nós vamos ajudá-lo, vamos acompanhá-lo", acrescentou a líder das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto.

Adolfo Pérez Esquivel, Prémio Nobel da Paz em 1980 e uma das personalidades que mais reivindicou a liberdade de Lula durante os 580 dias em que o brasileiro esteve preso, também disse "esperar que Lula, no próximo ano, seja o Presidente do Brasil".

"Espero que aconteça, Lula, para o Brasil e para toda a América Latina", afirmou Pérez Esquivel, depois de receber o agradecimento de Lula pela ajuda durante o período na prisão.

Lula recebeu uma placa comemorativa "pela sua trajectória a favor dos Direitos Humanos dos povos e pela sua contribuição para a construção e unidade da Pátria Grande". "Pátria Grande" é como os líderes de esquerda da região chamam à integração latino-americana.

Segundo diversas sondagens, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito para ganhar as próximas eleições do Brasil, em Outubro de 2022, embora o brasileiro ainda não tenha formalizado a sua candidatura.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 dez 2021 9:49

Editado porAntónio Monteiro  em  12 dez 2021 9:50

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.