Congresso volta a discutir lei orçamental para evitar fecho do governo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2022 7:51

Os congressistas dos EUA estão a negociar uma lei de finanças para afastar a ameaça de um fecho dos serviços do Estado federal, o designado 'shutdown'.

Esta situação, a ocorrer, forçaria centenas de milhares de funcionários públicos a uma situação de desemprego técnico.

Ministérios, parques nacionais, museus e vários serviços públicos seriam afectados.

Apesar das fortes divisões partidárias, a maior parte dos eleitos dos dois campos não pretende esta situação.

Mas democratas e republicanos ainda não chegaram a acordo sobre um orçamento definitivo para 2022. Em resultado são obrigados a prolongar, por mais um mês ou dois, o orçamento actual aprovado ainda no tempo de Donald Trump.

No final de Setembro e em meados de Dezembro, o Congresso tinha evitado 'in extremis' a ameaça de um 'shutdown', prolongando o orçamento de 2021. O próximo prazo limite é 18 de Fevereiro, dentro de 11 dias.

Durante uma entrevista à estação televisiva MSNBC no domingo, o chefe da maioria democrata na Câmara dos Representantes, Steny Hoyer, disse que espera uma votação "esta semana" sobre um novo prolongamento temporário deste orçamento, mais do que sobre uma nova lei de finanças.

Aprovar um novo orçamento, em vez de prolongar o actual, permitiria aos democratas afectar fundos suplementares a numerosos programas sociais existentes.

Isto também daria ao campo Biden mais tempo para promover as suas reformas, uma vez que as negociações quase mensais sobre a lei das finanças tiram muito tempo às outras preocupações dos democratas no Congresso.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 fev 2022 7:51

Editado porAndre Amaral  em  28 out 2022 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.