​Austrália diz que Kiev tem direito de aderir à NATO apesar da Rússia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,20 fev 2022 7:09

Scott Morrison
Scott Morrison

O primeiro-ministro australiano disse hoje que a Ucrânia tem o direito de aderir à NATO, apesar da oposição da Rússia, num momento de tensões crescentes entre os dois países.

"A Ucrânia é um país que quer tomar as suas próprias decisões, que quer aderir à NATO e isso depende deles", defendeu Scott Morrison numa conferência de imprensa em Melbourne, acrescentando que não é aceitável utilizar "ameaças de violência para intimidar outros países".

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marise Payne, está na Alemanha para participar na Conferência de Munique para abordar a crise ucraniana.

A Austrália afirmou que não enviará soldados para a Europa em caso de conflito militar, mas ofereceu outros meios de apoio a Kiev em cooperação com os Estados Unidos e a União Europeia.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, insiste que um ataque russo à Ucrânia pode acontecer a qualquer momento, enquanto a Rússia nega que pretenda invadir o país.

O Presidente russo, Vladimir Putin, exigiu que a NATO não avance para a Ucrânia e argumentou que os EUA e outros países europeus se comprometeram, nos anos 90, a não expandir a Aliança Atlântica para países da antiga órbita soviética.

As tensões também estão a aumentar dentro da Ucrânia, onde as milícias separatistas pró-russas na região oriental de Donbas apelaram à mobilização geral.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,20 fev 2022 7:09

Editado porFretson Rocha  em  7 nov 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.