PRESIDENTE RUSSO, VLADIMIR PUTIN
"Decidi conduzir uma operação militar especial... para proteger as pessoas que foram sujeitas a intimidação e genocídio... durante os últimos oito anos. "
"E para isso lutaremos pela desmilitarização e desnazificação da Ucrânia. E levar a tribunal aqueles que cometeram inúmeros crimes sangrentos contra civis, incluindo contra cidadãos da Federação Russa".
MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS UCRANIANO, DMYTRO KULEBA
"Putin acaba de lançar uma invasão em grande escala da Ucrânia. As pacíficas cidades ucranianas estão a ser atacadas".
PRESIDENTE DOS EUA, JOE BIDEN
"O Presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano... "
"Irei reunir-me com os líderes do G7, e os Estados Unidos e os nossos aliados e parceiros irão impor sanções severas à Rússia".
PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA, URSULA VON DER LEYEN
"O Presidente Putin é responsável por trazer a guerra de volta à Europa... "
"Visaremos sectores estratégicos da economia russa, bloqueando o seu acesso a tecnologias e mercados chave. Iremos enfraquecer a base económica da Rússia e a sua capacidade de modernização".
"Além disso, iremos congelar os activos russos na UE e impedir o acesso dos bancos russos ao mercado financeiro europeu".
CHEFE DE POLÍTICA EXTERNA DA COMISSÃO EUROPEIA, JOSEP BORRELL
"Estas estão entre as horas mais negras da Europa desde a Segunda Guerra Mundial".
"A UE responderá nos termos mais fortes possíveis e concordará com o pacote de sanções mais duro que alguma vez implementámos".
MINISTRO ALEMÃO DA ECONOMIA, ROBERT HABECK
"Temos na Europa uma guerra de terras que pensávamos que só se encontrava nos livros de história. Trata-se de uma violação flagrante do direito internacional. Para a Rússia, este ataque terá graves consequências políticas e económicas".
PRESIDENTE FRANCÊS, EMMANUEL MACRON
"A França condena veementemente a decisão da Rússia de iniciar uma guerra com a Ucrânia. A Rússia deve pôr imediatamente termo às suas operações militares".
PRIMEIRO-MINISTRO BRITÂNICO, BORIS JOHNSON
"O Presidente Putin escolheu um caminho de derramamento de sangue e destruição ao lançar este ataque não provocado à Ucrânia".
PORTA-VOZ DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS CHINÊS, HUA CHUNYING
"Está a usar um método típico dos meios de comunicação social ocidentais para usar a palavra invasão.
"A China está a acompanhar de perto a situação mais recente. Apelamos a todos os lados para que usem de contenção para evitar que a situação fique fora de controlo".