Donald Trump e dois dos filhos vão depor em Julho

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jun 2022 8:07

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dois dos seus filhos foram intimados a depor pela procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, em 15 de Julho, segundo um documento do Supremo Tribunal daquele Estado.

No entanto, o documento divulgado esta quarta-feira estabelece que a comparência de Trump e de Ivanka e Donald Trump Jr. pode ser evitada, se um tribunal de apelação o solicitar antes de 13 de Junho e se apresentar toda a documentação requerida antes de 30 de Junho.

A procuradora-geral de Nova Iorque está a tentar determinar, através de um processo civil, se a empresa de Trump inflacionou o valor dos seus activos para obter empréstimos bancários e se, ao mesmo tempo, reduziu esse mesmo valor para pagar menos impostos.

Já a procuradoria do distrito de Manhattan abriu uma investigação criminal paralela, noticia a agência Efe.

Há duas semanas, um juiz federal rejeitou a acção movida por Donald Trump contra Letitia James, que pretendia interromper as investigações da procuradora e impedir a sua participação em qualquer acção civil contra o magnata republicano.

A defesa de Trump alega que a procuradora-geral de Nova Iorque, que é democrata, tem uma motivação política.

A decisão da juíza Brenda K. Sannes foi a segunda derrota em apenas dois dias para o ex-presidente norte-americano, depois de Trump e dois dos seus filhos terem perdido um recurso perante outro tribunal com o qual tentaram evitar testemunhar perante o Ministério Público neste mesmo caso.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jun 2022 8:07

Editado porAndre Amaral  em  23 fev 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.