Irão anuncia para breve deslocação de delegação da AIEA ao país

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 dez 2022 13:42

Uma delegação de especialistas da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) é aguardada nos próximos dias em Teerão para "pôr cobro às ambiguidades" sobre as "alegações de actividades nucleares secretas" do Irão, anunciou esta quarta-feira fonte oficial iraniana.

"As nossas interacções com a AIEA continuam e esperamos que possamos fazer progressos efectivos para remover obstáculos e ambiguidades e dar um passo em frente", afirmou o director da Organização Iraniana de Energia Atómica (AEIO, na sigla inglesa), Mohammad Eslami, lembrando que a agência com sede em Viena exige a Teerão que explique a existência de materiais nucleares em três locais não declarados.

A questão está a atrasar os esforços para retomar o acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as potências nucleares, que está num impasse desde que os Estados Unidos dele se retiraram unilateralmente em 2018, por decisão do então Presidente Donald Trump.

A deslocação da delegação da AIEA ao Irão esteve prevista para Novembro passado, mas foi adiada depois de o Conselho de Governadores da agência ter lamentado a "falta de cooperação" de Teerão em fornecer respostas "tecnicamente confiáveis".

A AIEA argumentou que, face a essa situação, era "incapaz de garantir a autenticidade e integridade do programa nuclear iraniano".

Na passada sexta-feira passada, Eslami afirmou que os vestígios de urânio enriquecido encontrados no Irão foram trazidos do exterior para o país.

O acordo de 2015 concedeu isenção de sanções internacionais impostas ao Irão em troca de garantias de que Teerão não adquiriria armas atómicas, objectivo que a República Islâmica sempre negou perseguir.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 dez 2022 13:42

Editado porAndre Amaral  em  5 set 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.