Guiné-Bissau: Eleições legislativas marcadas para 04 de Junho

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 dez 2022 10:25

​O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, marcou hoje para 04 de Junho de 2023 a data das eleições legislativas, anunciou a presidência guineense, através de um decreto presidencial.

No decreto, Umaro Sisssoco Embaló salienta que tomou a decisão após auscultar os partidos políticos, Comissão Nacional de Eleições (CNE) e considera que estão reunidas as condições que impediram a realização do escrutínio no passado dia 18 deste mês.

O Presidente guineense dissolveu o parlamento no dia 16 de Maio, alegando existência de “uma grave crise institucional”, nomeadamente “desentendimento entre a Assembleia Nacional Popular e os tribunais”, e convocou as eleições legislativas para 18 de Dezembro.

No início de Dezembro, o Governo, após consultas com os partidos com assento parlamentar, comunicou ao chefe de Estado que era impossível realizar o escrutínio nessa data.

Então, o Governo também alegou dificuldades no início do recenseamento eleitoral que acabou por começar no passado dia 10 deste mês para durar até Fevereiro.

A marcação de eleições para 04 de Junho foi decidida num momento em que persiste um desentendimento entre os seis partidos com assento no parlamento extinto em relação à CNE, com três formações políticas a considerarem a instituição caduca e outras tantas a defenderem a sua continuidade.

Em causa, está o secretariado executivo cujo mandato terminou em Abril passado, de acordo com os argumentos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Renovação Social (PRS) e União para a Mudança (UM).

Os partidos Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e Partido da Nova Democracia (PND) defendem a continuidade da atual direção da CNE que consideram legítima e com capacidade para realizar eleições.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 dez 2022 10:25

Editado porSara Almeida  em  17 dez 2022 12:47

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.