Putin acusa "Ocidente" de ter esquecido a História do nazismo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 mai 2023 7:55

O Presidente russo, Vladimir Putin, classificou hoje de criminosa a "ideologia de supremacia defendida pelos dirigentes ocidentais", a quem acusa de esquecimento.

"Consideramos que qualquer ideologia de supremacia é repugnante, criminosa e mortal (...). Parece que se esqueceram de quem liderou a demente aspiração dos nazis para a dominação mundial", disse hoje Vladimir Putin durante o desfile militar na Praça Vermelha em Moscovo.

O Presidente russo disse ainda no mesmo discurso que foi desencadeada contra a Rússia uma autêntica guerra garantindo a vitória e acusando o ocidente de ser a causa da divisão, dos conflitos e das revoluções no mundo.

"Contra a nossa Rússia foi desencadeada, outra vez, uma autêntica guerra. Mas, nós resistiremos ao terrorismo internacional e também defenderemos os habitantes do Donbass [território anexado na Ucrânia] assim como vamos garantir a nossa segurança", disse Putin.

A Rússia assinala hoje o Dia da Vitória.

O Dia da Vitória comemora a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, em 08 de Maio 1945.

Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 09 de Maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.

Na Rússia é assinalado oficialmente, todos os anos, desde 1995.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 mai 2023 7:55

Editado porAndre Amaral  em  1 fev 2024 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.