Chanceler alemão diz que pretende conversar "em breve" com Putin

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 jun 2023 11:39

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou hoje que pretende voltar a conversar "em breve" com o Presidente russo, mas ressalvou que a condição prévia para uma "paz justa" é que a Rússia retire as suas tropas da Ucrânia.

"Não há problema em negociar. A questão é saber com quem e sobre o quê", respondeu Scholz a uma questão colocada durante a sua intervenção num fórum de discussão do Congresso da Igreja Evangélica Alemã, que está a decorrer em Nuremberga (Sul da Alemanha).

O líder alemão recordou que já falou com o Presidente russo, Vladimir Putin, em várias ocasiões, inclusive desde o início da invasão russa da Ucrânia, e que tenciona voltar a fazê-lo em breve.

À questão de uma hipotética negociação, respondeu que cabe à Ucrânia decidir como e em que condições, enquanto país vítima de uma guerra de agressão "que partiu da Rússia".

Olaf Scholz sublinhou que a condição prévia para uma "paz justa" é que a Rússia retire as suas tropas.

Uma paz justa, acrescentou, significa o respeito pela integridade e pela soberania territorial do país, bem como o fundamento do direito internacional de que as fronteiras de um país não podem ser "violadas pela força e não podem ser alteradas".

Scholz aproveitou a oportunidade para reiterar os princípios da posição de Berlim em relação à guerra, bem como os seus planos para evitar uma nova escalada do conflito.

"Era e é correcto que actuemos de forma coordenada em tudo o que fazemos. Que consideremos cada passo e que não atuemos sozinhos. Estamos comprometidos com este princípio desde o início", declarou o chanceler.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 jun 2023 11:39

Editado porAntónio Monteiro  em  6 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.