EUA apoiam decisão da CEDEAO para restabelecer a ordem no Níger

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 ago 2023 12:06

O secretário do Departamento de Estado norte-americano, Antony Blinken, manifestou esta quinta-feira o seu apoio à iniciativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para restabelecer a ordem constitucional no Níger.

"A CEDEAO, a organização que reúne os países da África Ocidental, está a desempenhar um papel de liderança fundamental ao tornar claro o imperativo de um regresso à ordem constitucional e nós apoiamos a liderança e o trabalho da CEDEAO nesta matéria", disse Blinken durante uma conferência de imprensa.

O governante norte-americano, equivalente ao ministro dos Negócios Estrangeiros, disse ter falado com o Presidente deposto, Mohamed Bazoum, uma dúzia de vezes desde que os militares tomaram o poder, e manifestou a sua preocupação com a sua segurança e bem-estar, pelos quais "a junta é responsável".

Embora a organização da África Ocidental tenha concordado com a activação "imediata" de uma força regional com vista a uma eventual intervenção militar no Níger, Blinken sublinhou em comunicado que os Estados Unidos "apreciam a determinação da CEDEAO em explorar todas as opções pacíficas para resolver a crise".

"A democracia é a melhor base para o desenvolvimento, a coesão social e a estabilidade no Níger. Estamos do lado do povo nigerino e trabalharemos para atingir estes objectivos", acrescentou o secretário de Estado.

Nas últimas semanas, apesar dos avisos, a junta militar do Níger ignorou os apelos da CEDEAO e tomou mesmo medidas para se consolidar, incluindo a nomeação de um governo.

Entre os seus aliados estão as autoridades do Burkina Faso e do Mali, que já avisaram que uma hipotética intervenção militar no Níger seria também uma "declaração de guerra" contra eles.

O Níger está sob um regime militar, que emergiu depois do golpe de Estado de 26 de Julho, e apresentou os membros do Governo liderado por Ali Mahaman Lamine Zeine e composto por 20 ministros.

O anúncio foi utilizado para demonstrar a transição do poder naquele país africano, mas pode ser encarado como um sinal de desafio à CEDEAO.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 ago 2023 12:06

Editado porSara Almeida  em  1 mai 2024 23:28