Seul e Washington realizam exercícios perto da fronteira norte-coreana

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 jan 2024 8:36

Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizaram hoje manobras com fogo real perto da fronteira com a Coreia do Norte, informou em comunicado o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.

As manobras envolvem unidades de infantaria e decorrem desde 29 de Dezembro na cidade de Pocheon, 45 quilómetros a nordeste de Seul.

Os exercícios, que se prolongam até sexta-feira, têm como objectivo reforçar as capacidades interoperacionais dos aliados, de acordo com a declaração do Estado-Maior.

Os exercícios envolvem 110 diferentes sistemas de armamento da Coreia do Sul e dos EUA, incluindo tanques K1A2, veículos blindados como o K-600, caças A-10 e sistemas de artilharia.

Os meios de comunicação social norte-coreanos criticaram hoje estas manobras, com a agência de notícias estatal KCNA a descrever os exercícios em Pocheon e algumas das manobras com fogo real como acções autodestrutivas.

O porta-voz do Estado-Maior sul-coreana, Lee Sung-jun, disse hoje numa conferência de imprensa que as forças armadas da Coreia do Norte têm vindo a realizar os tradicionais exercícios de inverno desde antes do final do ano.

Estes exercícios duram geralmente até à primavera e envolvem habitualmente testes de artilharia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 jan 2024 8:36

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.