Irão acusa Israel de autoria de ataque que causou explosões em gasodutos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2024 8:09

O ministro do Petróleo iraniano, Javad Owji, acusou na quarta-feira Israel da autoria de um ataque contra a rede de distribuição de gás natural do Irão que causou várias explosões na semana passada.

A "explosão do gasoduto foi uma conspiração israelita", disse Owji, citado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA.

"O inimigo pretendia perturbar o serviço de gás nas províncias e colocar em risco a distribuição de gás das pessoas", acrescentou o ministro, notando que "a acção maligna e a conspiração do inimigo foram devidamente geridas".

Horas após o ataque, a 14 de Fevereiro, a IRNA referiu que os incêndios em dois gasodutos estavam circunscritos e o processo de reparação em curso.

Israel não fez até ao momento qualquer comentário sobre este ataque.

Duas explosões danificaram nesse dia a rede distribuição de gás no Irão, disseram as autoridades, que denunciaram um acto "de sabotagem e de terrorismo".

As explosões não provocaram vítimas, mas causaram perturbações no fornecimento de gás em pelo menos três províncias do país e danificaram os gasodutos perto das cidades de Borujen (sudoeste) et Safashahr (sul).

O Irão tem acusado por diversas vezes agentes de Israel, inimigo declarado da República islâmica, de promoverem acções de sabotagem contra as infraestruturas do país, em particular nucleares.

Diversos actos de sabotagem também foram reivindicados por grupos separatistas nas regiões fronteiriças do oeste e sul do país.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2024 8:09

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.