A lancha LAC RETBA interceptou um barco "envolvido em migração irregular, a 60 quilómetros da costa de Dacar", a capital do país, informou a marinha senegalesa através da sua conta na rede social X, no final do dia de segunda-feira.
"A embarcação, proveniente da Gâmbia, tinha 219 migrantes a bordo, incluindo 25 menores e 27 mulheres, todos desembarcados em Dacar e entregues aos serviços competentes", acrescentou a marinha, sem fornecer mais pormenores.
Embora as autoridades não tenham especificado o destino da embarcação, o Senegal é um país de trânsito e de origem de migrantes que chegam irregularmente às Ilhas Canárias espanholas.
Pelo menos 24 migrantes que partiam do Senegal em direcção a Espanha morreram em 28 de Fevereiro último, depois de a embarcação em que viajavam ter adornado ao largo da costa de Saint-Louis, no noroeste do país.
A rota migratória entre a costa africana e as ilhas espanholas é considerada uma das mais perigosas do mundo, com uma taxa de mortalidade nos últimos anos de uma vítima por cada vinte sobreviventes, o dobro da registada no Mar Mediterrâneo.