O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos cancelou todos os alertas de tsunami que tinham sido ativados no sábado após um sismo de magnitude 7,6 nas ilhas Caimão.
"A ameaça de tsunami já passou. Não há avisos emitidos para os Estados Unidos ou para os parceiros internacionais", referiu, no mesmo dia, o centro numa mensagem na rede social X.
No entanto, o serviço de meteorologia dos Estados Unidos afirmou que, em algumas zonas, são observadas correntes invulgares.
O Serviço Geológico norte-americano (USGS), comunicou no sábado a ocorrência do sismo de magnitude 7,6 na escala de Ritcher. O tremor deu-se a 209 quilómetros a sudoeste de George Town, nas ilhas Caimão, às 23:23 (hora de Lisboa) a 10 quilómetros de profundidade.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu um alerta de tsunami para as zonas costeiras de vários países das Caraíbas, incluindo ilhas Caimão, Cuba, Panamá, Colômbia, Haiti, Aruba, Belize, Costa Rica, Bahamas, República Dominicana e Honduras.