Desenvolvimento e paz através do desporto

PorLeonardo Cunha,14 abr 2020 9:50

No passado dia 6 de abril celebrou-se mundialmente o dia internacional do desporto para o desenvolvimento e paz e também o dia internacional da atividade física. Estas duas datas foram instauradas por iniciativa das Nações Unidas (através do Department of Economic and Social Affairs (UN DESA)) e pela Organização Mundial da Saude (OMS) para sinalizar como o desporto e a atividade física são meios para promover a educação, saúde, desenvolvimento e paz.

Esta data tem também o simbolismo de ser a efeméride de celebração da cerimónia de abertura da primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas (Grécia) no ano de 1896. É uma data igualmente amplamente celebrada pela organização liderada pelo olimpico Joël Bouzou – a Peace and Sport.

A Peace and Sport é uma organização neutra e independente, com sede no principado do Mônaco e sob o patrocínio do príncipe Alberto II do Mônaco. Ela trabalha em todo o mundo em áreas onde as comunidades se afastaram umas das outras e onde as políticas tradicionais falharam em estabelecer diálogo e o objetivo de restaurar as relações pacíficas. Seu objetivo é levar os valores estruturantes do desporto ao coração das comunidades e indivíduos em crise em todo o mundo.

Este ano as celebrações foram muito contidas e feitas essencialmente com recurso às redes socias. Neste caso, até Thomas Bach (presidente do Comité Olimpico Internacional), teve de fazer um vídeo a partir da sua residência para sinalizar o dia e demonstrar qua a sua importância.

Não obstante disso, foi realizada a tradicional campanha do cartão branco (#Whitecard) na qual cabo verde não ficou ausente. Vários amantes do desporto juntaram-se naturalmente à iniciativa mundial de forma a juntar a sua voz a todos os que consideram o desporto é um veículo de desenvolvimento humano e de promoção da paz.

Esta iniciativa mundial toma mais relevância ainda, numa altura em que a pandemia do COVID-19 se está a espalhar para mais países, territórios e regiões do mundo a um ritmo alarmante. Neste cenário as práticas de distanciamento físico e social estão se tornando comuns para impedir a propagação da doença e o fecho forçado de ginásios, instalações desportivas, estádios, e estúdios de dança significa que muitos de nós não podemos participar ativamente de atividades desportivas (individuais ou em grupo), nem assistir a eventos desportivos ao vivo. Como resultado, a comunidade desportiva global está a enfrentar sérios desafios devido às medidas impostas em inúmeros países ao redor do mundo.

Mas isso não significa que devemos deixar de ser fisicamente ativos, nem devemos nos desconectar dos treinadores, colegas de equipa, instrutores e outros adeptos. Esta ligação é a que nos ajuda a permanecer fisicamente em forma, mas também socialmente ativos. A OMS recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa por semana. A OMS também tem algumas dicas sobre como conseguir isso sem equipamento e com espaço limitado. Há uma abundância de ferramentas digitais gratuitas e acessíveis, destinadas a incentivar pessoas de todas as idades e habilidades a permanecerem ativas enquanto permanecem em casa.

O Desporto tem o poder de mudar o mundo. Ele é um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para fortalecer os laços sociais e promover o desenvolvimento sustentável e a paz, bem como a solidariedade e o respeito. Por meio de nossas habilidades individuais e poder coletivo, podemos nos reunir e compartilhar maneiras criativas de melhorar nossa saúde e bem-estar através do desporto e da atividade física (mesmo nos limites de nossas próprias casas).

Neste momento devemos nos manter todos ativos, de forma a permanecer saudáveis e demonstrar solidariedade durante este período de distanciamento físico e social. Esse espírito de equipa que tão bem o desporto nos ensina vai-nos ajudar a certamente superar os desafios atuais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Leonardo Cunha,14 abr 2020 9:50

Editado porSara Almeida  em  14 abr 2020 9:50

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.