Lourenço Lopes considera Jair Fernandes um servidor público com provas dadas no sector da Cultura, assim com um gestor que privilegia o diálogo, o sentido de cooperação e de compromisso.
"Estamos convencidos que Jair Fernandes, aproveitará toda a sua experiência acumulada, colocando-a ao serviço da Agência Cabo-verdiana de Notícias que vinha conhecendo avanços importantes desde o início da governação do governo liderado pelo Dr. Ulisses correia e Silva, em 2016", explica.
Jair Fernandes foi presidente do Instituto do Património Cultural até à última quinta-feira e a partir de hoje inicia as funções de administrador da Agência Cabo-verdiana de Notícias.
Lourenço Lopes deu igualmente a garantia que será implementado o PCCS da Inforpress e que também será assinado o primeiro contrato de serviço noticioso e informativo entre o Estado de Cabo Verde e a agência.
O Governo de Cabo Verde exonerou, no passado dia 16 fevereiro, José Vaz Furtado do cargo de administrador único da Inforpress. A exoneração surgiu na sequência de várias polémicas envolvendo a redacção da Inforpress, a última das quais a demissão do jornalista Geremias Furtado, também presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).